A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno foi realizada na tarde desta sexta-feira (6/2) no Estádio San Siro, em Milão, além das sedes de Livigno, Predazzo e Cortina d’Ampezzo de forma simultânea. Diferentemente das cerimônias anteriores, em que delegações e porta-bandeiras entram como um grupo escalonado, esta edição teve o desfile dos atletas em locais próximos de onde competirão.
Já no final da cerimônia, a ginasta brasileira Rebeca Andrade foi uma das oito pessoas a carregarem a bandeira olímpica em Milão
Com a maior delegação de sua história, o Brasil foi o 14º país a entrar, com esquiador alpino Lucas Pinheiro Braathen sendo o porta-bandeira no estádio. O atleta entrou ao lado de Bruna Moura, esquiadora cross-country que não participou de 2022 por conta de um acidente de carro.Play Video
Já nas montanhas de Cortina D’Ampezzo, Nicole Silveira, do skeleton, conduziu a bandeira brasileira à frente da equipe brasileira de bobsled. Além deles, os snowboarders Pat Burgener e Augustinho Teixeira desfilaram em Livigno, e os esquiadores de cross-country Manex Silva e Eduarda Ribera em Predazzo.

5 imagens




Leia também
- Look de Mariah Carey é destaque na abertura das Olimpíadas de Inverno
- Veja os uniformes do Brasil na abertura das Olimpíadas de Inverno 2026
- Atleta chinesa de 22 anos é a mais bem paga das Olimpíadas de Inverno
- Jogos de Inverno: Nicole Silveira revela emoção ao ser porta-bandeira
A delegação brasileira estreia na competição no dia 10 de fevereiro, com a equipe de cross-country no sprint clássico. Lucas entra em ação nos dias 14 e 16, enquanto Nicole compete nos dias 13 e 14.
Cerimônia de abertura
Ao todo, 92 delegações se apresentaram na cerimônia de abertura, sendo o país-sede, Itália, a última a se apresentar. O evento ainda contou com as apresentações de Mariah Carey, Laura Pausin, que cantou o hino italiano, e Andrea Bocelli.
Após os discursos de Giovanni Malagò, presidente do comitê organizador dos Jogos de Inverno de Milão-Cortino, e Kirsty Coventry, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Sergio Mattarella decretou o início da competição.
Por fim, Deborah Compagnoni, Alberto Tomba e Sofia Goggia acenderam, de forma inédita, duas piras olímpicas ao mesmo tempo, sendo uma no Arco della Pace, em Milão, e outra na Piazza Dibona, em Cortina d’Ampezzo.






