A delegação tocantinense começou uma nova rodada de disputas em diversas modalidades dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nesse sábado, 28, em Recife, Pernambuco. Nesse segundo bloco da competição, o Tocantins participou das fases classificatórias do badminton, basquete, futsal, vôlei de praia e xadrez.
As equipes tocantinenses já estrearam com vitória. No vôlei de praia, a dupla formada por Italo Ricardo Neres e Walter Halley Marques, da Escola Arte de Crescer, de Araguatins, ficou invicta no primeiro dia de jogos. Os estudantes-atletas venceram os times de Goiás (2×1) e do Acre (2×0).
Pela primeira vez competindo no campeonato nacional, Italo disse que tem expectativas altas para os JEBs. “Quero ganhar todos os jogos para representar bem o Tocantins e conseguir levar a vitória para casa”. Walter complementa que esse começo é importante para impulsionar o time para os próximos jogos. “O nível aqui é alto, mas ganhamos os dois primeiros jogos e ganhamos confiança para as próximas disputas”.
Quem também obteve destaque no primeiro jogo da competição foi a equipe de futsal masculino, do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Presidente Kennedy, que ganhou do Maranhão com placar de 4 a 3. “É uma trajetória que a gente já vem buscando há muito tempo. Desde o ano passado, a gente treina intensamente com os meninos. Tivemos uma boa campanha no regional e no estadual e chegamos aqui com a equipe muito focada, tanto durante os treinos quanto nas competições. E a gente está muito feliz de estar aqui no nacional pela primeira vez no Sub-14”, pontua Tiago dos Santos Oliveira, um dos treinadores da equipe.
Representante feminina do xadrez, a estudante-atleta Aila Alves Marinho, do Colégio Estadual Darcy Ribeiro, de Paraíso do Tocantins, chegou animada para os jogos. Ela já garantiu uma vitória para o Tocantins, vencendo a representante de Roraima. “É a primeira vez que eu venho. Estou achando bem legal, mas também bem puxado. Vou representar bem o Tocantins e mostrar que nós ‘é o mió'”, brinca.
No basquete, as meninas da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas, levaram a melhor contra o Pará, numa virada que resultou em 23 pontos contra 19. Enquanto no badminton, tivemos vitórias nas disputas individuais, tanto no feminino quanto no masculino.
O diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Seduc, Tiago Evangelista, ressaltou que essa boa representatividade do Tocantins nos resultados dos JEBs faz parte dos investimentos do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). “Tudo isso aqui que nós conquistamos é fruto do nosso trabalho dentro do nosso estado. É o incentivo do Governo do Tocantins, junto com a Secretaria da Educação, que fomenta as práticas esportivas dentro das nossas escolas”.
Noite dos Estados
Durante a noite de sábado, as delegações participaram da Noite dos Estados, celebração dos JEBs que promove a valorização da singularidade de cada região e onde cada estado mostra um pouco da sua cultura.
Para apresentar o sabor da nossa terra, o Tocantins serviu paçoca de carne de sol e o biscoito amor perfeito. Também houve exposição de artesanatos indígenas e de capim-dourado, além de fotos dos pontos turísticos, como o Jalapão.