O Japão está na semifinal da Liga das Nações Feminina de Vôlei.
Nesta quinta-feira (24), em um jogo marcado pelo equilíbrio e ralis, a equipe asiática venceu a Turquia por 3 sets a 2 (25-21; 16-25; 25-20; 22-25 e 15-9), para se classificar.
Agora, o Japão espera a vencedora do duelo entre Brasil e Alemanha para conhecer sua adversária na semi da competição.
Turquia começa mal
No primeiro set, o Japão contou com muitos erros da Turquia para consolidar uma vantagem confortável no placar. Ao todo, foram 11 erros do time turco na primeira parcial.
Já a equipe asiática era efetiva nos ataques comandados por Ishikawa e Yoshino, que somaram oito pontos no começo do jogo.
A Turquia não conseguiu reverter a diferença na pontuação e acabou perdendo por 25 a 21.
Bloqueio turco funciona
A Turquia começou o segundo set parando o Japão com os bloqueios da central Asli Kalac, que marcou três pontos no fundamento logo no início da parcial.
Melissa Vargas, a craque cubana naturalizada turca, também entrou no jogo e conseguiu pontuar contra a forte defesa japonesa.
Após o bom começo, a Turquia voltou a apresentar um período de instabilidade, obrigando o técnico Daniele Santarelli a fazer uma rotação na equipe titular.
As mudanças deram certo e o time europeu voltou a apostar nos bloqueios para abrir nove pontos de vantagem no set. Com o volume apresentado, a Turquia controlou o placar e fechou a parcial em 25 a 16.
Japão retoma controle do jogo
No terceiro set, o Japão voltou a aproveitar os erros de recepção da Turquia para tomar a frente do placar. As jogadoras turcas se irritaram com os próprios deslizes e perderam o controle da partida.
As japonesas seguiram brilhando na defesa, principal característica da equipe, controlando a vantagem de três pontos.
A Turquia tentava parar o ataque asiático no bloqueio, e até conseguiu em algumas jogadas, mas não foi suficiente para virar a parcial.
Ishikawa e Wada lideraram o Japão para consolidar a vitória no set por 25 a 20.
Vargas deixa Turquia viva
O quarto set foi o mais equilibrado da partida, com Turquia e Japão se mantendo próximas do placar.
Para desequilibrar a partida, as turcas contaram com a qualidade da oposta Melissa Vargas, que marcou nove pontos na parcial. A seleção europeia abriu três pontos de vantagem e venceu o set por 25 a 22.
Japão confirma classificação
No tie-break, a Turquia seguiu acionando Melissa Vargas, “quente” no jogo.
Mas no set decisivo, a defesa japonesa conseguiu conter a oposta adversária e emendou uma sequência positiva de quatro pontos consecutivos.
As turcas sentiram o golpe e não se recuperaram.
O Japão venceu o set por 15 a 9 e se classificou para a semifinal da Liga das Nações.
Semifinal da VNL
O Japão espera a vencedora do confronto entre Brasil e Alemanha para conhecer a adversária na semifinal da Liga das Nações Feminina de Vôlei.
O duelo da próxima fase acontece no sábado (26), às 15h (de Brasília), em Lodz, na Polônia.