A primeira-dama do Brasil, Janja, visitou a escola de samba do Rio de Janeiro que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no desfile da Sapucaí, no carnaval de 2026.
Janja conferiu os preparativos nessa segunda-feira (6/10), com ministros do governo. Com o tema “Lula, o operário do Brasil”, a escola de samba Acadêmicos de Niterói contará a trajetória do chefe do Planalto.
“Começamos a semana na Cidade do Samba, visitando o barracão da Academicos de Niteroi, que, em sua estreia na Sapucaí, vai homenagear o presidente Lula. Com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói vai contar a trajetória do presidente Lula desde a saída de sua família do Agreste pernambucano até os dias de hoje”, escreveu Janja nas redes sociais.
Uma prévia da apresentação e da homenagem visual mostrou o rosto de Lula em um bandeirão, com o nome da escola de samba.
A visita também contou com as presenças de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Elmo José, diretor de Carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); Marcos Vinicius, prefeito da Cidade do Samba; e do carnavalesco Milton Cunha.
A apresentação da Acadêmicos de Niterói abrirá os desfiles do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, em 15 de fevereiro de 2026.