A candidata Janad Valcari (PL), participou de entrevista ao Jornal Anhanguera 1ª Edição (JA1) desta segunda-feira (14). Ela disputa o segundo turno das eleições à Prefeitura de Palmas, junto com Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Durante a entrevista, Janad falou sobre ter faltado nos debates do 1º turno, criação de casas populares e como pretende conseguir apoio dos eleitores do Professor Júnior Geo.
“Quem vota no Júnior Geo sempre acreditou na mudança, sempre acreditou em uma Palmas diferente, mesmo ele sendo apoiado pela continuidade. Hoje, a Janad e o outro candidato, o candidato do atraso, a diferença, a mudança quem pode fazer sou eu. Por que? Porque o candidato, ele está sendo apoiado por três ex-prefeitos e a atual prefeita. Prefeito que foi condenado, outros que estão sendo investigados e a prefeita da continuidade. A mudança para Palmas, a única que pode fazer essa mudança sou eu. Eles tiveram 24 anos para poder fazer a diferença e não fizeram”, disse.
Janad é a primeira a participar das sabatinas realizadas com os candidatos que disputam o segundo turno em Palmas, no JA1. Na terça-feira (15), a entrevista será com Eduardo Siqueira Campos. A ordem foi definida por sorteio. O debate está previsto para ocorrer no dia 25 de outubro, na sede da TV Anhanguera em Palmas.
Cada candidato será entrevistado durante 15 minutos e terão um tempo limite de 2 minutos para responder cada pergunta. As regras da cobertura política até 27 de outubro, dia da votação, foram apresentadas para os representantes dos candidatos na terça-feira (8). É a primeira vez que a capital terá segundo turno em eleições municipais. Confira abaixo os principais pontos da entrevista.
Favoritismo no 1º turno
Durante a entrevista, a candidata comentou sobre o favoritismo que teve nas pesquisas do primeiro turno e o que pode ter causado a diferença de votos que a levou para a segunda etapa das eleições na capital.
“Toda cidade estava pronta para o primeiro turno e nós saímos vitoriosos no primeiro turno, então nós mostramos nas urnas que o povo de Palmas quer mudança, o povo quer uma nova gestão para a cidade. Afinal são 35 anos com o mesmo grupo. Se juntaram aí três ex-prefeitos e a atual prefeita para fazer com que esse grupo permaneça no poder. Eles buscam o poder e eu busco cuidar das pessoas. E nós vimos percebemos que a máquina da prefeitura, ela agiu nos últimos momentos, fazendo com que o candidato tivesse uma votação que nunca tinha saído nas pesquisas. Acredito que foi por esse motivo que teve toda essa mexida no primeiro turno”.
Falta em debates
Janad também disse que a ausência dos debates foi uma estratégia para não ser ‘avacalhada’ por dois candidatos.
“Se você perceber, eles estavam armando uma armadilha, juntaram os dois candidatos para tentar exclusivamente desconstruir a minha imagem e também fazer com que eu não me elegesse. Então eles queriam me destruir. Só que eu não caí na armadilha deles, eu fiz diferente. Eu fui para as ruas, fui tête-à-tête [sic.] com as pessoas. Então, eu não quis ser avacalhada em um debate. Vocês podem observar, de proposta eles não falaram nada. Eles só atacaram a Janad. Duas pessoas contra uma mulher, mas agora sim, tête-à-tête [sic.], mano a mano, olho no olho, estou pronta, ele que se prepare para falar das propostas e dos projetos, por que eu sempre estive pronta”.
Quebra de sigilo bancário
Na entrevista, a candidata foi questionada sobre a quebra de sigilo bancário de pessoas ligadas à campanha dela, com objetivo de investigar abuso de poder econômico e distribuição de brindes. Janad disse que aproveitou a decisão para provar que não tem nenhum problema.
“O que a gente vê é que duas liminares caíram por terra, por falta de prova. Quanto a questão do sigilo bancário foi só de sete dias, para mim foi um máximo porque aí vai mostrar que eu não tenho nenhum problema, que está tudo certo, e que ninguém se compra líder fazendo transferência. E o outro candidato está tão acostumado com isso, que ele que me medir na mesma régua dele, só que isso não existe”.
Plano de carreira para servidores
Janad Valcari também explicou que pretende abrir concurso público e criar um plano de carreira próprio para servidores do PrevPalmas.
“Nós vamos fazer uma lista tríplice, porque eu acredito que um servidor público que está lá para cuidar do próprio dinheiro, não vai roubar seu próprio dinheiro. Então a melhor maneira, a melhor segurança para o servidor é ter sim um servidor, protegendo o seu dinheiro. Porque o rombo foi muito grande e vai começar a ter esse desespero de não ter dinheiro para pagar os aposentados agora. E também passou da hora de ter um concurso público no PrevPalmas”.
Auxílios para servidores da saúde
À TV Anhanguera, a candidata falou sobre como pretende pagar benefícios aos servidores da saúde, como plantões extras, gratificações, vale transporte e auxílio transporte, sem comprometer os cofres públicos.
Casa popular
Janad disse em entrevista que pretende criar programa habitacional, doar lotes e entregar 3 mil casas populares, se eleita.
Janad Valcari
Janad Valcari tem 40 anos, é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da educação. Foi eleita vereadora de Palmas em 2020, e escolhida internamente como presidente da Câmara Municipal. Antes de terminar o mandato, em 2022, se candidatou à Assembleia Legislativa e foi eleita como deputada estadual, cargo que ocupa atualmente.