Um jacaré foi resgatado de uma região de queimadas na Ilha do Bananal, localizada no estado do Tocantins, na última quarta-feira (18), por militares do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
Segundo autoridades, o animal estava encurralado pelo rápido avanço do fogo e foi encontrado em uma área crítica, na porção norte da Terra Indígena Kraho Kanela.
O jacaré foi retirado com segurança e devolvido à natureza, em um lago longe dos incêndios.
Os incêndios ameaçam áreas de grande importância ecológica no estado de Tocantins, incluindo a Ilha do Bananal e o Parque Estadual do Jalapão.
Segundo o Exército Brasileiro, a região da Ilha do Bananal teve uma área de aproximadamente 250 mil hectares afetados pelo fogo este ano.
O fogo está sendo combatido pela “Operação Tocantins”, com um contingente de 160 militares do 22° Batalhão de Infantaria Mecanizado, que integra o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Instituto Naturatins, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Tropas do Exército foram mobilizadas para trabalhar contra as queimadas, ao todo são 60 militares na Ilha do Bananal, 60 na região metropolitana de Palmas, 40 disponíveis para reforçar as equipes e 30 provendo suporte logístico à operação.
A operação enfrenta desafios significativos, incluindo ventos fortes e imprevisíveis, que complicam os esforços de contenção das chamas.
O Batalhão Tocantins destaca que continuam na operação, com o objetivo de contribuir da melhor forma para combater os focos de incêndio.