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IVM promove capacitação, concursos e ações de bem-estar em 2024

Ascom por Ascom
06/12/2024
em Palmas
Tempo de leitura: 5 minutos
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crédito foto: Edu Fortes/Secom Palmas

crédito foto: Edu Fortes/Secom Palmas

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Em 2024, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) reafirmou seu papel estratégico no desenvolvimento da gestão pública de Palmas, promovendo a qualificação de servidores com 1.665 vagas distribuídas em 23 cursos com consultoria interna e externa. Além disso, liderou processos seletivos para o quadro geral e a educação, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e intensificou o projeto Viva Bem Servidor, com iniciativas específicas ao bem-estar físico e mental dos funcionários públicos. 

De forma multidisciplinar, o órgão investiu em diversas áreas, incluindo licitações, comunicação, trânsito e políticas públicas,  permitindo que, desde 2017, servidores adquiram conhecimentos e habilidades alinhadas às exigências legais, administrativas e tecnológicas, necessárias para a melhoria da prestação dos serviços públicos oferecidos à população.

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"Querido Papai Noel, gostaria de ganhar uma linda sereia" – o trecho faz parte da cartinha da aluna Heloísa Souza Santos destinada ao Bom Velhinho. Como a pequena Heloísa, várias outras crianças atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Araras em Palmas puderam entregar pessoalmente suas cartas durante a abertura da campanha Papai Noel dos Correios 2025, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7, num momento festivo na unidade educacional.

Ao som de cantos natalinos preparados pela equipe do Cmei, as crianças receberam o Papai Noel com muita expectativa e alegria no pátio da unidade. Na sequência, o Bom Velhinho ainda percorreu todas as salas de aula para recolher as cartinhas e também abraçar a criançada.

A diretora do Cmei Araras, Luana Soares Mendes, destacou a alegria e expectativa das crianças com a presença do Papai Noel na unidade. "As crianças aprendem desde cedo que o Natal é muito mais do que ganhar. É dividir, ajudar e olhar para o outro. Hoje elas viveram esse espírito de forma muito bonita", observou.

A iniciativa, tradicional em todo o país, vai mais um ano mobilizar a sociedade para atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio da adoção de cartas enviadas pelos pequenos. O evento de lançamento reuniu alunos, professores, representantes dos Correios e a Secretária Municipal da Educação, Anice de Souza Moura, que na oportunidade agradeceu a parceria dos Correios.

"A campanha Papai Noel dos Correios nos lembra que educar também é cultivar a solidariedade. Quando a comunidade se envolve, quando cada carta é adotada, nós mostramos a elas que o mundo pode, sim, ser um lugar mais acolhedor. Estamos felizes que este ano a Campanha vai atender mais de 1.600 crianças matriculadas em cinco unidades educacionais da rede", falou Anice parabenizando a campanha.

Durante o lançamento, a equipe dos Correios explicou como funciona o processo de participação: as cartas escritas pelas crianças são disponibilizadas para adoção no site oficial da campanha ou em pontos físicos previamente organizados. Quem desejar colaborar poderá escolher uma ou mais cartas, adquirir o presente solicitado e entregá-lo no ponto indicado pelos Correios até a data final da campanha.

O superintendente dos Correios no Tocantins, José Luiz da Cunha, aproveitou o momento para destacar a importância social da campanha e o compromisso da instituição com a comunidade. "O Papai Noel dos Correios é um projeto que nasce do coração dos nossos trabalhadores e se fortalece com a participação da sociedade. São milhares de cartas que carregam sonhos simples, mas cheios de significado. Quando alguém decide adotar uma carta, está oferecendo mais que um presente: está oferecendo acolhimento, atenção e esperança. Para nós, é uma alegria lançar a campanha aqui no Cmei Araras e ver no brilho dos olhos das crianças o verdadeiro sentido do Natal", salientou.

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Cursos de capacitação

Logo no início do ano, o IVM ofertou cursos com temáticas relacionadas a licitações e processos administrativos, essenciais para a gestão dos recursos públicos. Os cursos  Instrução de Processos de Despesas conforme Decretos Municipais Nº 2.460 e 2.461/2023 e o Implementação e Aplicação Lei Nº 14.133/21 conforme Decretos Nº 2.460 e 2.461/2023, ocorridos entre janeiro e abril, abordaram mudanças e critérios legais, garantindo que os processos de compra, contratação e execução de despesas sejam realizados de forma eficiente, ética e transparente. 

Além de fornecer subsídios teóricos, os treinamentos enfatizaram exercícios práticos e estudos de caso que simulam situações reais do cotidiano da administração pública. Só em Processos de Despesas, 229 agentes foram certificados.

Para agregar essas formações, em abril, o curso Sistema de Gerenciamento de Documentos (E-Palmas) e do Sistema Portal do Cidadão, parte do projeto de informatização da Prefeitura, foi incluído, orientando servidores a usarem novas plataformas de gerenciamento. Em novembro, Redação de Documentos Oficiais instruiu agentes quanto à forma de escrita documental para o dia a dia.

A pauta desenvolvimento e tecnologia esteve presente ao longo do ano. A capacitação Licenciamento Ambiental abordou aspectos práticos e teóricos de gestão ambiental, incluindo o uso de ferramentas tecnológicas para análises e emissão de licenças. Já o Curso Avançado de Mapeamento com Drones e Processamento de Imagens teve como foco o uso de drones para mapeamento de alta precisão, com aplicações em diversas áreas, como meio ambiente, agricultura de precisão, engenharia e urbanismo. Em outubro, o curso de Fiscalização de Trânsito com uso de Equipamentos Metrológicos levou aos agentes de trânsito ferramentas de medição e registro de infrações, abordando o uso de etilômetros, medidores de velocidade, leitura de tacógrafos e administração de conflitos no trânsito.  

Cursos voltados ao trânsito foram prioridade em 2024. Garantindo a segurança nas vias de Palmas, entre junho e setembro, também foram realizadas a seguintes capacitações: Atualização de Agentes de Trânsito, Mobilidade Urbana e Sinalização de Trânsito e Capacitando Profissionais para um transitar mais Seguro. Os treinamentos proporcionaram aos servidores nas áreas de transporte e fiscalização uma melhor atuação embasada nas legislações vigentes. Além disso, houve a oferta específica do curso Aperfeiçoamento para Taxistas – Projeto Balada Segura, garantindo que esses profissionais também estejam preparados e atualizados. Juntos, 170 servidores e taxistas foram formados.

Nas áreas de Imagem e Comunicação, o IVM promoveu três importantes cursos entre maio e junho: Mídia Training  – Treinamento para Porta-Vozes, Comunicação e Oratória e Imagem Profissional Positiva: A Imagem Pessoal na Carreira Profissional. Essas formações treinaram gestores, assessores e servidores em geral a lidarem com assertividade diante da imprensa, a comunicarem de forma eficaz o trabalho realizado nas secretarias e projetarem uma imagem pessoal e profissional condizente com seus cargos. 

Além disso, foram oferecidos os cursos Educação Financeira e Nova Retenção do Imposto de Renda, que auxiliaram agentes em sua gestão financeira pessoal e cumprimento das obrigações fiscais.            

No âmbito das políticas públicas, em outubro, o Instituto realizou as formações: Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Trabalho e Gestão Prática de Políticas Públicas para as Mulheres, temas relevantes à construção de ambientes mais igualitários. O primeiro abordou práticas para identificar, prevenir e lidar com comportamentos que ferem a saúde mental e a dignidade e o segundo destacou a relevância de políticas para a proteção dos direitos das mulheres, equipando servidores para promover um ambiente melhor.

Impacto e avaliação

Neste ano, o IVM formou 1.282 profissionais em diversas áreas, impactando diretamente a qualidade do serviço prestado à população de Palmas. As pesquisas de satisfação realizadas com os cursistas ao longo do ano resultam em uma média de 4,38, refletindo o alto nível de aprovação e a qualidade oferecida.

Viva Bem Servidor

Juntamente aos cursos, o IVM destacou-se com o projeto ‘Viva Bem Servidor’, iniciativa voltada ao bem-estar e à saúde ocupacional. O projeto ofereceu atividades como palestras sobre saúde emocional, controle do estresse e práticas integrativas, incluindo sessões de yoga e meditação, com destaque para o evento ‘O Poder Transformador do Yoga’, que contou com aula prática aberta à comunidade. Foram organizadas sessões de 10 a 15 minutos de yoga laboral antes das instrutorias, melhorando a disposição dos servidores para a absorção do conteúdo programático.  

Concursos públicos

Visando fortalecer a gestão do município para o crescimento dos profissionais dos quadros geral, saúde e da educação foram realizados os devidos processos seletivos de concurso público, sendo os dois primeiros iniciados logo no início de 2024 e o último se encontrando na fase de resultado provisório. Já o concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, iniciado em 2022, entra em sua fase final com o 6º Curso de Formação para Guardas.  Palmas termina o ano com quase 800 novos servidores efetivos. 

Texto – Loara Tomaz – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

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