quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Israel diz a embaixador que Lula é “persona non grata” até se retratar por fala sobre Hitler

Declaração aconteceu em reunião com diplomata brasileiro; presidente comparou guerra em Gaza com extermínio de judeus no Holocausto e foi chamado de antissemita

CNN por CNN
19/02/2024
em Política
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O ministro das Relações Exteriores israelense disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será considerado uma “persona non grata” no país até que haja “uma retratação” das declarações dele relacionando o ditador nazista Adolf Hitler e a guerra na Faixa de Gaza.

“Não esqueceremos e não perdoaremos. É um grave ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – informe ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que ele se retrate”, disse Israel Katz ao embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, durante reunião em Jerusalém.

ARTIGOSRELACIONADOS

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Lula: “Cada gesto de violência é um feminicídio anunciado”

04/02/2026
Davi Alcolumbre Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

Alcolumbre: “Instituições estão unidas em pacto contra o feminicídio”

04/02/2026

O governo de Israel convocou o embaixador brasileiro para repreendê-lo pelas declarações de Lula, que disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele, durante a entrevista coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia.

Israel acusou Lula de banalizar o Holocausto e ofender o povo judeu, e Katz convocou o embaixador brasileiro para a reprimenda sobre as observações.

O Itamaraty ainda está aguardando receber todos os detalhes da conversa entre o Meyer e o Ministério das Relações Exteriores de Israel para definir como responder às reclamações.

Segundo experientes embaixadores do Itamaraty, a diplomacia brasileira precisa saber exatamente quais são os pontos levantados pelo governo israelense para poder avaliar os próximos passos.

A intenção, claro, é conter a crise diplomática. Mas qualquer passo precipitado poderia complicar ainda mais as relações entre os dois países.

As declarações de Lula foram dadas enquanto ele respondia a uma pergunta sobre a decisão de seu governo de fazer novos aportes de recursos para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA).

A agência é a principal responsável por alimentar, educar, dar saúde e moradia para milhões de refugiados palestinos não apenas na Faixa de Gaza, mas também na Cisjordânia, Síria, Jordânia e Líbano.

Israel alega que alguns de seus funcionários teriam participado dos ataques terroristas dos Hamas contra civis israelenses no dia 7 de outubro do ano passado.

Depois das alegações, a ONU afastou alguns funcionários e determinou uma ampla investigação sobre o ocorrido.

No entanto, parte dos países do Ocidente, inclusive os Estados Unidos, decidiram suspender as contribuições para a UNRWA, enquanto outros decidiram manter o envio de recursos argumentando que é necessário manter a ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Este também foi o argumento usado pelo presidente Lula para determinar o envio de mais recursos. Na entrevista, ele criticou os líderes dos países que decidiram suspender as contribuições.

“Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar a contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente?”, disse ele.

“E qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio?”, acrescentou.

O presidente Lula também condenou os ataques do Hamas, que ele chamou de “atos terroristas”, em todos os pronunciamentos que fez durante sua viagem à África. Mas isso não reduziu a irritação de Israel.

Fonte: CNN
Anterior

Esperamos retratação de Lula, diz assessor de Netanyahu à CNN após críticas

Próximo

Israel muda protocolo e decide fazer reunião com embaixador brasileiro no Museu do Holocausto

Próximo

Israel muda protocolo e decide fazer reunião com embaixador brasileiro no Museu do Holocausto

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Tocantinia

Jucetins completa 37 anos de fundação com bons resultados

04/02/2026
Tocantins

Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado

04/02/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes consolida base política no Bico do Papagaio e recebe apoio de lideranças do Tocantins

04/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026

04/02/2026
Agricultura e Pecuária

Adapec promove treinamento sobre novo Sidato 2.0 para responsáveis técnicos de eventos pecuários

04/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas

04/02/2026
Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53

04/02/2026
Palmas

Rede municipal de Palmas inicia aulas da EJA e mobiliza equipes para atrair novos estudantes

04/02/2026
Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa da 1ª reunião do Compede em 2026 e reforça compromisso com políticas inclusivas em Palmas

04/02/2026
Tocantins

Requerimento de Jorge Frederico, assinado por vários deputados, solicita convocação urgente dos aprovados no concurso da Educação

04/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas
  • Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53
  • Rede municipal de Palmas inicia aulas da EJA e mobiliza equipes para atrair novos estudantes

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

A PMTO localizou um simulacro de arma de fogo (tipo Airsoft) e uma porção de substância análoga à cocaína pesando cerca de 8 gramas. - Foto: Ascom 7°BPM

Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas

04/02/2026

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53

04/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.