A influenciadora Isabel Veloso, 18, respondeu uma série de perguntas em suas redes sociais nesta quarta-feira (9) sobre o tratamento para câncer que dará início ainda grávida após descobrir que seus tumores voltaram a crescer.
“Aflita, mas não em relação a mim, e sim ao Arthur. Ele é minha maior preocupação, mesmo sabendo que tudo vai ficar bem. Quem é mãe entende”, disse ela.
Ela havia parado de fazer tratamentos para o câncer, se tornando uma paciente terminal — com expectativa de vida de seis meses — e depois, paliativa, mas decidiu retomar os medicamentos para ter uma sobrevida com seu filho. “O tratamento que vou fazer, não é para fim de cura, apenas ter uma expectativa de vida maior”, comentou.
“Não tenho muitas informações sobre qual é o tratamento ainda. Semana que vem vou ter uma consulta, mas a princípio é quimioterapia mesmo. Sobre a gestação, o Arthur já está totalmente formado. A única coisa que a quimioterapia poderia causar é parto prematuro. Vamos torcer que dê tudo certo”, disse Isabel.
Isabel revelou que queria ter um parto normal, mas com a possibilidade o nascimento de seu primeiro filho ser antecipado por consequência do tratamento que fará, ela comentou que “agora é uma questão de saúde”.
A notícia de que seu tumor tinha voltado a crescer foi revelada por seu marido, Lucas Borba, nas redes sociais. “Hoje, o novo laudo mostrou que o tumor, que não faz parte da minha esposa, mas está nela, cresceu em alguns lugares preocupantes e, como estamos esperando o Arthur, nos deixa mais preocupados ainda”, contou ele.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático — composto por órgãos e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e os vasos que conduzem essas células através do corpo.
Uma das características deste tipo de câncer é a de se espalhar indo de um grupo de linfonodos para outro, através dos vasos linfáticos.