As autoridades do Irã suspenderam a proibição do WhatsApp e do Google Play, como um primeiro passo para reduzir as restrições à internet, informou a mídia estatal iraniana nesta terça-feira (24).
A República Islâmica tem alguns dos controles mais rígidos de acesso à Internet do mundo, mas seus bloqueios de redes sociais baseadas nos EUA, como Facebook, Twitter e YouTube, são rotineiramente ignorados por iranianos experientes em tecnologia que usam redes privadas.
“Uma maioria positiva de votos foi alcançada para suspender as limitações de acesso a algumas plataformas estrangeiras populares, como WhatsApp e Google Play”, relatou a agência de notícias oficial do Irã, IRNA, referindo-se a uma reunião sobre o assunto liderada pelo presidente Masoud Pezeshkian.
“Hoje, o primeiro passo para remover as limitações da internet… foi dado”, destacou a IRNA citando o Ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã, Sattar Hashemi.
As plataformas de rede social foram amplamente utilizadas em protestos antigovernamentais no Irã.Play Video
Em setembro, os Estados Unidos pediram ajuda às Big Techs para driblar a censura online em países que monitoram intensamente a internet, incluindo o Irã.