O Internacional se movimenta nos bastidores para talvez pedir o reconhecimento do título brasileiro de 2005, a qual o Corinthians levantou o troféu. Conselheiros acionaram a gestão atual do clube gaúcho pedindo o envio de um requerimento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o caso.
A Itatiaia confirmou a informação noticiada primeiro pela ESPN. O movimento tem como base as recentes declarações do ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, exibidas no documentário “Máfia do Apito”, do sportv.
“Eu mudei o campeão brasileiro. Sem a ‘Máfia do Apito’, a equipe campeã seria o Internacional, o campeão seria o Internacional”, diz Edílson, em trecho da produção.
No documentário, o ex-árbitro foi ‘pivô’ do esquema de manipulação de resultados que resultou na anulação de 11jogos do Brasileirão 2005. Depois que as partidas foram novamente realizadas, o Corinthians conquistou o torneio.
A direção do Inter já vinha avaliando o tema antes da solicitação do conselho. Mesmo assim, um documento foi realizado por uma ala colorada.
“Não se trata de mero revisionismo, mas de uma ação de justiça histórica. É consenso popular que o Sport Club Internacional foi gravemente e injustamente prejudicado naquela edição do Campeonato Brasileiro. Todos os torcedores de todos os clubes reconhecem que o Internacional era o legítimo campeão daquele ano”, diz o documento.