segunda-feira, 28 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Inteligência artificial detecta insuficiência respiratória por análise de áudios

A ideia é que, no futuro, a metodologia possa integrar sistemas de telemedicina para monitorar de forma contínua pacientes internados

por CNN
17/02/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Caracterizada pela baixa taxa de oxigenação do sangue, a insuficiência respiratória é uma condição que muitas vezes requer hospitalização e pode ter causas diversas, incluindo asma, doenças cardíacas ou pulmonares e infecções virais. Com o objetivo de auxiliar na triagem de pacientes, pesquisadores brasileiros desenvolveram uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) capaz de detectar o problema por meio da análise de áudios de fala. A ideia é que, no futuro, a metodologia possa integrar sistemas de telemedicina para monitorar de forma contínua pessoas internadas.

“Tais ferramentas permitiriam identificar a condição em pacientes com COVID-19, por exemplo, por meio da verbalização de uma frase em um celular”, explica o pesquisador Marcelo Matheus Gauy, bolsista FAPESP de pós-doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

ARTIGOSRELACIONADOS

Magnific

Infecções congênitas raras na gravidez podem triplicar o risco de autismo

26/09/2026
Freepik

Nova insulina semanal é aprovada nos EUA para diabetes tipo 2

26/09/2026

A pesquisa foi supervisionada por Marcelo Finger, professor do Departamento de Ciências da Computação da USP e coordenador do projeto Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio (Spira), que utiliza a inteligência artificial para comparar áudios de pessoas e foi inicialmente desenhado para reconhecer automaticamente variações na voz em pacientes com COVID-19 durante o auge da pandemia.

Os resultados foram publicados como capítulo na publicação Lecture Notes in Computer Science, resultante da 21ª International Conference on Artificial Intelligence in Medicine (Aime), realizada na Eslovênia em 2023. Colaboraram pesquisadores da USP e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) dos campi de Marília, São José do Rio Preto e São Paulo.

Coleta de dados

O desenvolvimento da ferramenta começou pela coleta de dados de pessoas diagnosticadas com COVID-19 durante a primeira fase da pandemia. O grupo coletou vozes de aproximadamente 200 pacientes de dois hospitais parceiros do projeto – o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário (HU), ambos da USP – e treinou modelos modernos de IA que alcançaram mais de 95% de acurácia, mostrando a viabilidade do sistema naquele momento.

Três tipos de áudios foram analisados: uma frase que induz naturalmente a pausas, uma canção infantil com pausas predeterminadas e a vogal ‘a’ sustentada. Pausas em momentos não naturais permitiram a identificação de um padrão analisado por IA.

“Durante o auge da pandemia realizamos coletas de áudio de pacientes que sofriam de insuficiência respiratória em hospitais. Coletamos também áudios de pessoas saudáveis [controle] por meio de um aplicativo na internet. Modelos de inteligência artificial atingiram acurácia da ordem de 95% na detecção de insuficiência respiratória, enquanto modelos que utilizam apenas as diferenças nas estruturas de pausa nos áudios dos pacientes e controles atingiram ordem de 87% de acurácia”, detalha Gauy.

Numa segunda etapa, foram incluídos dados de pessoas que desenvolveram insuficiência respiratória por causas diversas.

Um dos achados da sequência do estudo foi que, ao ampliar a coleta de áudios para além dos casos de COVID-19, foi preciso alterar a ferramenta, pois os resultados de acurácia ficavam abaixo de 50%. Isso mostrou que os modelos treinados para COVID não se encaixam para outras causas, indicando que, no caso de coronavírus, há características específicas.

“Modelos de inteligência artificial usados para essa tarefa precisam ser cuidadosamente treinados em uma base de dados robusta o suficiente para que as diferentes fontes de insuficiência respiratória não acabem enviesando o resultado”, diz Gauy. Por outro lado, esses achados dão esperança de que seja possível identificar, futuramente, não só a insuficiência respiratória por meio de áudio, mas também a sua causa.

Fonte: CNN
Anterior

Órgão humano em chip acelera testes de remédios e substitui uso de animais

Próximo

Vacina contra dengue começa a ser testada em adultos no RJ

Próximo

Vacina contra dengue começa a ser testada em adultos no RJ

LEIA TAMBÉM

Esportes

Em jogo emocionante, Baltimore Ravens supera o Dallas Cowboys no Maracanã

28/09/2026
Esportes

Alemanha perde para Grécia na Nations League; veja resultados deste domingo

28/09/2026
Esportes

Nations League: Haaland marca, mas goleiro falha e Portugal bate a Noruega

28/09/2026
Política

Estado será parceiro do Hospital Universitário da UFT e vai ampliar bolsas para estudantes, afirma Professora Dorinha

26/09/2026
Política

Com apoio de Lula, Laurez e Paulo Mourão realizam caminhada ao lado de ministros

26/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

“Quando o agricultor produz, a feira vende e o comércio gira, todo o Tocantins ganha”, defende Laurez Moreira durante agenda em Gurupi

28/09/2026
Política

Vicentinho reúne milhares em Araguatins e diz que mudança também cresce no “silêncio dos indignados”

28/09/2026
Política

Laurez Moreira intensifica campanha em Dueré, cidade onde começou sua trajetória

28/09/2026
Política

Vicentinho é recebido por comerciantes e pioneiros durante caminhada pela Vila União

28/09/2026
Miracema

Parlamentares apresentam reivindicações no legislativo miracemense

28/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • “Quando o agricultor produz, a feira vende e o comércio gira, todo o Tocantins ganha”, defende Laurez Moreira durante agenda em Gurupi
  • Vicentinho reúne milhares em Araguatins e diz que mudança também cresce no “silêncio dos indignados”
  • Laurez Moreira intensifica campanha em Dueré, cidade onde começou sua trajetória

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

“Quando o agricultor produz, a feira vende e o comércio gira, todo o Tocantins ganha”, defende Laurez Moreira durante agenda em Gurupi

28/09/2026

Vicentinho reúne milhares em Araguatins e diz que mudança também cresce no “silêncio dos indignados”

28/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.