Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
O talento e a dedicação do bailarino Benjamim de Melo Amorim foram determinantes para que o estudante de 9 anos fosse um dos três brasileiros selecionados para participar da seletiva nacional do renomado Balé Bolshoi. A audição acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na cidade de Joinville, Santa Catarina, onde está localizada a sede da única filial do Bolshoi, fora da Rússia.
Benjamim, que se destaca pela disciplina e pela paixão pela dança, conquistou a vaga na seletiva que reunirá jovens bailarinos de todo o país em busca de uma oportunidade na companhia que é referência na formação de bailarinos clássicos.
Inspirado pela irmã Isabela Coelly, Benjamim fala com orgulho sobre o sonho que está realizando. “Quem me inspirou foi a minha irmã. Em todas as aulas dela eu estava presente e, desde que comecei, nunca mais parei. Eu amo dançar. Estou muito feliz com essa oportunidade, porque estou realizando meu sonho de ser um bailarino profissional reconhecido nacional e internacionalmente”, contou emocionado.
A mãe de Benjamim, Regina Coelly, conta que o amor do filho pela dança começou muito cedo. “Ele começou a se interessar pelo balé com dois aninhos vendo a irmã dançar. Quando fez três anos, colocamos ele na aula. Ele ingressou no Balé Popular há uns três anos, e foi quando ele conseguiu de fato ter a base e um crescimento na dança, com a ajuda de todos os professores. Os espetáculos também ajudam muito na questão da disciplina, e isso foi essencial para que ele conseguisse alcançar essa oportunidade e participar dessa seleção nacional. Meu esposo, eu e toda a família estamos muito felizes com essa oportunidade de ele realizar esse sonho”, relatou.
Para a professora do Balé Popular, Flaviane Marques, além da descoberta de novos talentos, o projeto tem como objetivo formar novos bailarinos no estado. Ela destaca que a participação de Benjamim na seletiva é motivo de orgulho para toda a companhia.
“O projeto tem essa missão de formar bailarinos, trabalhando a disciplina, o desenvolvimento cognitivo, motor e as expressões. Nesse percurso, acontecem as descobertas de novos bailarinos. Já temos muitos casos de sucesso com alunos em diversas companhias nacionais e, agora, o nosso pequeno Benjamim foi selecionado para a seletiva do Bolshoi. É muito gratificante para nós, como professores, ver nossos pequenos crescendo e podendo alcançar seus objetivos”, contou.
Balé Popular
O Balé Popular do Tocantins é um projeto do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A iniciativa tem como objetivo promover a formação cultural de crianças e adolescentes, estimulando a disciplina, a sensibilidade artística e o desenvolvimento integral dos estudantes. Com mais de uma década de atuação, o projeto já revelou diversos talentos que hoje integram companhias nacionais e regionais de dança, consolidando-se como um importante espaço de valorização da arte, da educação e da cidadania por meio da dança.