O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou quatro milhões de beneficiários para realização da prova de vida.
O órgão informou que o aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.
Segundo o INSS, são pessoas cuja prova de vida não pôde ser feita automaticamente pelos sistemas da autarquia.
Agora, quem foi alertado terá 30 dias (a partir da data do aviso) para realizar o procedimento, sob risco de bloqueio dos pagamentos.
Como fazer a prova de vida
Para realizar a prova de vida, é preciso:
- acessar o site ou aplicativo Meu INSS; e
- fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, se for solicitado.
Segundo o INSS, em alguns bancos a prova de vida pode ser feita pelo comparecimento presencial na agência bancária responsável pelos pagamentos. Neste caso, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Também há bancos permitem a realização da prova de vida online, pelas próprias plataformas da instituição (aplicativo ou site oficial).
Alerta contra golpes
O INSS ressalta que não faz visitas com servidores à casa de beneficiários para recolher documentos ou fazer o procedimento.
O órgão também destaca que “não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.”
O instituto também alerta para desconfiar de “qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais” e jamais compartilhar “dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.”







