Começa nesta segunda-feira, 11, o período de inscrição para a 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil), destinada a estudantes do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.
As inscrições são realizadas pelo site https://www.oniabrasil.com.br e pelo aplicativo “Olímpico EduSpace”, até o dia 25 de novembro.
A Olimpíada está organizada em duas categorias, uma é regular e a outra é livre. A categoria regular é destinada e estudantes matriculados em escolas públicas e privadas.
A categoria aberta é destinada a professores da educação básica ou a interessados, principalmente aos que pretendem se especializar em letramento digital em IA no ensino básico.
No mesmo período de inscrição, também inicia a prova da primeira fase, cujo resultado será divulgado no dia 29 de novembro. A prova da segunda-fase será realizada de 4 a 11 de dezembro.
A divulgação do resultado da prova II está marcada para o dia 16 de dezembro. A terceira e quarta fases serão realizadas nos primeiros meses de 2025.
A olimpíada é uma realização do Instituto de Inteligência Artificial (IIA), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC-MCTI), em parceria com as instituições EduSpace e H2IA/UFPel.
O objetivo principal dessa competição é promover o acesso da IA para a educação básica.
Além de promover o letramento digital, a olimpíada promove o conhecimento, a difusão e o acesso da inteligência artificial para todos os estudantes brasileiros.
Os conteúdos abordados nas provas são elaborados de forma que haja um amplo conhecimento sobre a inteligência artificial, fazendo conexões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Conforme o regulamento, como a IA tem uma importância significativa na sociedade atual, a proposta da olimpíada é ser mais acessível para a população de modo geral, principalmente nas atividades de primeira e segunda fase.
A competição também será uma forma de descobrir talentos e formar a equipe brasileira que irá representar o país na olimpíada internacional, que será realizada em Pequim, na China, em 2025.
Os estudantes que alcançarem a quarta fase receberão um treinamento específico para a fase final, no formato de aulas ministradas por especialistas de ensino em IA e em ciências da computação.
E nessa fase serão selecionados os quatros melhores estudantes que serão premiados com medalhas de ouro e participarão da cerimônia nacional de premiação.
Premiação
Todos os participantes da olimpíada receberão certificados em formato digital PDF.
Os melhores classificados ganharão certificados de honra ao mérito ouro, prata e bronze. E os participantes que fizerem a 4ª fase conquistarão medalhas de ouro, prata e bronze ou menção honrosa.