sexta-feira, 22 de agosto de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Infraestrutura vive onda de questionamentos

Leilões de portos, esgoto, telefonia e ferrovias geram debate sobre concentração de mercado

Globo Rural por Globo Rural
23/06/2025
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Infraestrutura vive onda de questionamentos

Operadores de contêiner disputam espaço no Porto de Santos — Foto: Silvia Costanti/Valor

CompartilharCompartilhar

O mercado de infraestrutura vive uma onda de questionamentos sobre concentração de mercado e regras de concorrência em licitações, uma discussão que tem crescido, segundo empresas e advogados.

Hoje a disputa mais acirrada gira em torno do leilão do Tecon Santos 10, megaterminal de contêineres no Porto de Santos (SP). Porém, projetos em outros setores, como Parcerias Público-Privadas (PPP) de esgoto, oferta de nova capacidade de rede em telefonia celular e concessões de ferrovias também têm gerado discussões.

ARTIGOSRELACIONADOS

Adapec reforça medidas preventivas e realiza apreensão cautelar de partidas da vacina EXCELL 10, conforme determinação do Mapa

Adapec reforça medidas preventivas e realiza apreensão cautelar de partidas da vacina EXCELL 10, conforme determinação do Mapa

22/08/2025
Veja alimentos que ajudam o corpo a produzir colágeno naturalmente

Preço da laranja de mesa sobe com a demanda mais aquecida

22/08/2025

No caso de Santos, a briga se acirrou nas últimas semanas, após a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidir que nenhum operador de contêineres do porto pode disputar a primeira fase da licitação, e só poderão entrar caso não houver interessados – cenário considerado remoto.

Os principais críticos da restrição são Maersk e MSC, que operam em sociedade o BTP (Brasil Terminal Portuário). Os dois grupos estão interessados no Tecon 10 que, segundo fontes, seria uma forma de desfazer a “joint venture” na BTP. Do outro lado, companhias interessadas em entrar em Santos defendem a limitação e estão dispostas a questionar o leilão caso os grupos sejam liberados.

Saneamento

Em saneamento, a questão concorrencial passou a gerar questionamento no ano passado, quando a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) fez o leilão de três PPPs de esgoto, e impediu, no edital, que um mesmo grupo levasse todos os contratos. A regra buscava impedir que a Aegea, que já tinha uma PPP no Paraná, dominasse o serviço no Estado. A empresa chegou a conseguir liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou a licitação por quatro meses, mas a decisão foi revertida.

No leilão de duas PPPs do Espírito Santo, que deverá ser realizado nesta terça (17), a inclusão da mesma cláusula voltou a gerar questionamento da Aegea no âmbito administrativo. Fontes disseram que o grupo acabou decidindo não judicializar desta vez. A companhia entregou proposta, juntamente com Acciona e GS Inima.

Telefonia

Em telefonia, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja realizar este ano o leilão da rede móvel de quarta geração (4G) na faixa de 700 megahertz (MHz). Será a terceira tentativa com barreiras ao acúmulo desproporcional de capacidade nas mãos dos grandes competidores: Vivo, Claro e TIM.

A rede de 700 MHz foi a leilão pela primeira vez em 2014. À época, toda a capacidade foi dividida em quatro lotes e somente a Oi não fez a aquisição. O quarto lote voltou a ser ofertado no leilão da quinta geração (5G) em 2021, quando as três operadoras já contempladas foram impedidas de entrar na primeira rodada de negociação.

Em 2021, a disputa foi vencida pela Winity Telecom, do Pátria. Dois anos depois, porém, a empresa se viu obrigada a devolver a rede ao perder o interesse no negócio. Isso ocorreu porque a Anatel impôs obrigações pesadas, sob o aspecto concorrencial, pelo fato da estreante ter fechado acordo comercial para ceder parte da capacidade à Vivo – uma das três impedidas de participar no leilão.

“Vamos colocar disponível novamente para o mercado. Não está definido qual o modelo da disputa. Mas, na fase de consulta pública, já foi apresentada uma proposta de manter o espírito do leilão anterior”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, ao Valor.

Ferrovias

Em ferrovias, a discussão também deverá voltar à agenda. Segundo fontes, a VLI já apresentou questionamentos ao governo sobre possível vantagem da Rumo em leilão envolvendo a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), que se conecta à Ferrovia Norte-Sul em trecho operado pela empresa da Cosan. Outro grupo que assumir o trecho terá que pagar direito de passagem à operadora.

Na consulta pública, já foi apresentada a proposta de manter o espírito do leilão anterior”— Carlos Baigorri

A avaliação do grupo, dizem fontes, é que a malha ferroviária está se voltando ao Sul por conta do predomínio da Rumo. Com isso, a VLI tem defendido que o leilão da Fico receba aporte maior do governo para viabilizar financeiramente o empreendimento a outros grupos. Ainda não há questionamento formal.

Sobre o tema, a VLI diz que “reforça a importância de um sistema logístico, a nível nacional, mais equilibrado e competitivo” e que “novos projetos estruturantes devem priorizar fluxos eficientes, promovendo um melhor balanceamento da malha nacional.”

Concorrência

Advogados que atuam no setor afirmam que há uma alta do controle de concorrência nos leilões. “Nos anos 1990, quando o Brasil iniciou o programa de desestatização, setores que não tinham agência reguladora tinham tendência de prever restrições à participação no edital. Quando as agências começaram a se proliferar, prevaleceu o controle ‘ex-post’ [posterior]”, diz Rafael Vanzella, sócio do Machado Meyer. “Agora parece estar voltando o modelo dos anos 1990. Mas é cedo para dizer se é uma tendência generalizada.”

Rodrigo Bertoccelli, sócio na Giamundo Neto Advogados, também observa aumento das discussões. “As políticas de ganhos de escala sempre convergiram para concentração. A novidade é que hoje vemos uma reação normativa ‘ex-ante’ [anterior], com cláusulas buscando diversificação competitiva”, afirma. Para ele, a análise prévia pelas agências é válida, mas a forma de cálculo para analisar o tema tende a gerar debate.

Outro especialista ouvido pelo Valor considera que a grande oferta de ativos de infraestrutura no país abre “grande oportunidade” para concentração em alguns grupos econômicos. Na sua avaliação, a tendência tem sido percebida por agentes do mercado que começam a considerar os riscos.

“No curto prazo, parece que sai barato a contratação dos empreendimentos sem olhar para a posição dos concorrentes no mercado, mas a médio e a longo prazo fica tudo mais caro por causa do alto nível de concentração”, diz. Ele afirma que os agentes públicos estão aprendendo a lidar com a aparente “dissonância cognitiva” que existe no argumento de defesa de mais concorrência no mercado com restrições à participação de grupos em licitações.

Anterior

Campanha de cerveja que dá visibilidade ao Alzheimer é premiada em Cannes

Próximo

Contratos de grãos iniciam semana em queda em Chicago

Próximo
Contratos de grãos iniciam semana em queda em Chicago

Contratos de grãos iniciam semana em queda em Chicago

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Preços do milho continuarão pressionados e vão afetar rentabilidade do produtor, diz consultoria

22/08/2025
Agricultura e Pecuária

Preço da soja cai na maioria das regiões do Brasil

22/08/2025
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo segue com estabilidade, mas tendência é de alta até o fim do ano

22/08/2025
Educação

PUC-Rio abre inscrições para o Vestibular 2026; veja prazos e provas

22/08/2025
Educação

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da ESPM

22/08/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

No Rio de Janeiro, governador Wanderlei Barbosa destaca potencialidades do Tocantins e compromisso com o desenvolvimento sustentável

22/08/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu

22/08/2025
Segurança

Operação Fraus: Polícia Civil do Tocantins desmantela esquema milionário de jogos de azar e lavagem de dinheiro em Araguaína

22/08/2025
Agricultura e Pecuária

Adapec reforça medidas preventivas e realiza apreensão cautelar de partidas da vacina EXCELL 10, conforme determinação do Mapa

22/08/2025
Palmas

Com aprovação da população, Prefeitura de Palmas apresenta novo projeto da Avenida Tocantins em audiência pública

22/08/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • No Rio de Janeiro, governador Wanderlei Barbosa destaca potencialidades do Tocantins e compromisso com o desenvolvimento sustentável
  • Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu
  • Operação Fraus: Polícia Civil do Tocantins desmantela esquema milionário de jogos de azar e lavagem de dinheiro em Araguaína

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

No Rio de Janeiro, governador Wanderlei Barbosa destaca potencialidades do Tocantins e compromisso com o desenvolvimento sustentável

No Rio de Janeiro, governador Wanderlei Barbosa destaca potencialidades do Tocantins e compromisso com o desenvolvimento sustentável

22/08/2025
Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu

Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu

22/08/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.