Em meio à crescente crise de qualidade do ar no Brasil, um levantamento da fintech Vixtra mostrou que a importação de veículos elétricos atingiu a marca de US$ 1 bilhão nos primeiros sete meses de 2024, alta de 931% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ainda segundo o estudo da fintech, primeira especializada em importação para empresas no Brasil e América Latina, o crescimento significativo é impulsionado pela preocupação ambiental atual, além dos avanços tecnológicos do setor e incentivos do governo.
Em 2023, as importações no segmento de veículos elétricos alcançaram US$ 135 milhões, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), utilizados como base para a pesquisa divulgada.
Quase 90% dos veículos elétricos importados pelo Brasil vieram da China, que lidera o ranking dos exportadores ao país neste setor, seguido por Hong Kong e Alemanha.
Péssima qualidade de ar no Brasil
Nesta sexta-feira (13), a qualidade do ar atingiu condições alarmantes em capitais de diferentes regiões brasileiras.
A crescente preocupação ambiental entre os consumidores e governos impulsiona a busca por maneiras de minimizar os impactos negativos, inclusive no transporte.
“Os carros elétricos são vistos como uma alternativa mais limpa, pois não emitem gases nocivos durante a operação, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas, gerando um aumento significativo na demanda por esses veículos e, consequentemente, na expansão desse mercado”, afirma Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra.