Desde o momento da abertura oficial do ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas (PCMP): conexões entre memória, identidade e desenvolvimento’, um consenso foi notado: o reconhecimento às forças e magnitude das identidades e cultura tocantinenses por parte de todos os participantes. Uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ambas autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), e a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult-TO), o primeiro dia do evento gratuito da manhã à noite desta segunda-feira, 24.
A atividade de abertura foi realizada no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul), na Avenida NS 01. Durante o seu momento de fala, a presidente da FCP, Luara Aquino, ressaltou que o evento foi planejado visando integrar os gestores e agentes culturais e a população, colaborar com o Sistema Nacional de Cultura, mas, também, garantir a salvaguarda da identidade e da memória tocantinense.
“É a diversidade cultural que forma as identidades culturais de um lugar, de um estado, de um país. Por isto, são vários os modos de se fazer políticas públicas; cada uma representando seu povo, seu território. E aqui, além da nossa ancestralidade indígena, afro-brasileira e quilombola, nós já temos mais de 30 anos; já temos a nossa própria história que precisa ser preservada e salvaguardada para que as gerações futuras possam se apropriar dela para se sentirem pertencentes a este lugar”, enfatizou.
Ação integrativa
Convidada por Luara Aquino para participar do Seminário, a presidente do Ibram/MinC, Fernanda Castro, disse que, segundo ela, as políticas públicas não devem ser diretamente entregues dos governos para a sociedade; devendo, sim, ser elaboradas de forma coletiva, incluindo a sociedade, os artistas e os gestores em suas elaborações, implementação e monitoramento, o que vai ao encontro do pedido da FCP de integrar o (re)Conexões no I Seminário PCMP.
“É como está acontecendo aqui: primeiro estamos realizando as oitivas, estimulando a participação da sociedade civil e dos agentes culturais e dos poderes públicos para que seja entendida a diversidade local. Somente assim, mais adiante, alcançaremos efetividade nos levantamentos diagnósticos e marcadores que vão embasar as definições conjuntas das políticas públicas e dos tipos de parcerias mais adequados para atender à realidade daqui”, explicou.
Momento simbólico
Segundo destacou o superintendente do Iphan/MinC no Tocantins, Danilo Curado, o 1º Seminário PCMP traz luz para a cultura tocantinense e estreita uma relação interinstitucional que será fundamental para a efetiva aplicação do que vier a ser planejado após o evento. “Este é um momento simbólico de união entre os entes Federal, Estadual e de Palmas para que todos, de maneira horizontalizada, incluindo a população e os agentes culturais, decidam o que será feito daqui por diante. A partir do Seminário, as políticas públicas de patrimônio cultural e de museus que a região demanda serão conhecidas; e a execução delas se tornará viável com a partilha equilibrada das responsabilidades por parte de cada ente envolvido”, pontuou.
Política estruturante
Para o superintendente de fomento e incentivo à cultura da Secult-TO, Antônio Miranda, o evento da FCP reflete em importância por todo o Estado. “Esse Seminário é importantíssimo não só para Palmas, mas para o Tocantins todo. Discutir patrimônios cultural e museal é discutir identidade e memória; e aqui as identidade e cultura de todo o Estado estão sendo apresentadas no (re)Conexões, o que trará ainda mais políticas públicas estruturantes para o nosso povo”, celebrou.
Painéis e GTs
Durante toda a tarde foram conduzidos os painéis ‘Política pública de museus’, por Fernanda Castro; ‘Apresentação do programa (re)Conexões e metodologia’, pela coordenadora de participação social do Ibram/MinC, Vera Mangas; e ‘Programa (re)Conexões’, com ambas as representantes do Instituto. Durante os painéis, três Grupos de Trabalho (GTs) foram formados para tratar da reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); da implantação do Sistema de Participação Social (Spas); e da normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
Neste momento, os participantes locais puderam inserir na discussão nacional como as políticas voltadas aos patrimônios culturais e aos museus têm sido conduzidas em Palmas e em outras regiões do Estado, o que vai contribuir com a elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus 2025/2035, documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil e que está previsto para ser apresentado em Manaus, capital do Amazonas, em novembro de 2016, após concluir a coleta de contribuições em diversos outros municípios/estados brasileiros.
Atrações artístico-culturais
O I Seminário PCMP contou com algumas atrações artístico-culturais em sua programação de abertura. A primeira delas foi a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo músico Rafael Dias, que foi seguida da performance ‘Poemeus’, realizada pelo poeta Wertemberg Nunes, com o personagem ‘Gigante Amarelo’.
Na área do Parque Municipal da Pessoa Idosa, local do evento, ao longo de todo o dia se encontram a exposição ‘Mulheres do Norte do Tocantins: cores, sabores e lugares’, com 15 quadros de autoria do artista plástico Iguatemy Lopes; e uma feira literária autoral com dez escritoras de Palmas e de outras regiões tocantinenses.
Já à noite, como atividade de encerramento do primeiro dia do Seminário, foram realizados os lançamentos, no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar, da exposição e do livreto ‘Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado’.
Segundo dia de atividades
Voltado a gestores públicos, agentes e coletivos culturais, museólogos, professores, estudantes e a quem tiver interesse pela temática, o ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas’ tem continuidade ao longo de toda esta terça-feira, 25. O credenciamento pode ser feito de forma on-line, clicando aqui, ou presencialmente, no Parque Municipal da Pessoa Idosa.
A programação completa do segundo dia do evento pode ser conferida aqui.







