Como resultado dos investimentos do Governo do Tocantins, o Hospital Regional de Paraíso de Paraíso do Tocantins (HRPT) deu um importante passo na modernização dos procedimentos cirúrgicos ao realizar, na sexta-feira, 14, a primeira histerectomia videolaparoscópica.
A primeira atendida foi a paciente Luiza Gomes de Freitas, de 62 anos, residente do município de Cristalândia.
A histerectomia videolaparoscópica é um procedimento minimamente invasivo, realizado por meio de pequenas incisões na região abdominal, o que reduz significativamente o tempo de recuperação da paciente, minimiza o risco de infecções e proporciona menor dor pós-operatória.
Em comparação com a cirurgia tradicional, a técnica possibilita uma recuperação mais rápida e um retorno às atividades diárias em um período menor.
“Estou há dois anos em tratamento e, por fim, a equipe médica indicou a cirurgia. Saber que tive o privilégio de fazer esse tipo de procedimento menos invasivo me deixou mais calma. Agora é me recuperar e voltar daqui a seis meses para que os profissionais do Hospital do Amor avaliem minha saúde. Mas tenho fé em Deus que, depois dessa cirurgia, tudo ficará bem comigo”, afirmou a paciente.
O diretor-geral do HRPT, Diego Segger destacou que, “a realização deste procedimento representa um marco para o nosso hospital e para toda a região. Estamos investindo em procedimentos modernos que garantem maior segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. Esse é um grande passo para ampliar o acesso a cirurgias de alta complexidade com menor impacto para o paciente”.
Para o médico, Valdir Francisco Odorizzi, “a histerectomia videolaparoscópica é um procedimento que traz avanços significativos para a ginecologia, pois permite menor trauma cirúrgico, menor perda sanguínea e um pós-operatório mais tranquilo. A paciente pode retornar às atividades normais com maior rapidez e conforto, além de diminuir o tempo de internação”.