Com o objetivo de fortalecer a parceria interinstitucional e garantir atendimento integral, humanizado e ágil às mulheres em situação de violência, na segunda-feira, 02 de fevereiro, o Hospital Regional de Miracema realizou reunião com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
A reunião também teve como foco o alinhamento dos fluxos de atendimento entre o Serviço de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (SAVIS) do hospital e a Delegacia da Mulher, visando fortalecer a atuação conjunta em todos os casos de violência sexual, com celeridade, responsabilidade e respeito às vítimas.
Penha Bandeira, diretora-geral do Hospital Regional de Miracema, destacou: “A integração entre o hospital e a Delegacia da Mulher é fundamental para o cumprimento da Lei Maria da Penha. Ao reconhecer a violência contra a mulher como uma questão de saúde pública, fortalecemos o acolhimento qualificado, garantimos proteção e asseguramos os encaminhamentos adequados às vítimas”, reforçou.
“Esta reunião com o Hospital Regional de Miracema tratou do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças e adolescentes no município. O objetivo foi estreitar os laços entre a Delegacia da Mulher e a área da saúde, fortalecendo a rede de proteção e garantindo um atendimento qualificado, com fluxos mais ágeis e eficientes, sempre visando a melhor proteção às vítimas”, destacou, Ana Maria Barros Varjal, delegada de Polícia da Delegacia da Mulher em Miracema-TO.
Dados
Em 2025, o Tocantins ficou entre os 4 estados com maior taxa de feminicídio por 100 mil habitantes do Brasil, com aproximadamente 1,2 vítimas por 100 mil moradores. Somente o Hospital Regional de Miracema registrou 122 atendimentos a mulheres vítimas de violência.
Edição: Flávia Mendes/Governo do Tocantins





