sábado, 28 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Hospital Regional de Gurupi realiza a primeira captação de córneas

A ação foi graças ao sim da família de um doador do sexo masculino, de 69 anos

Ascom por Ascom
12/09/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Divulgação SES-TO

Divulgação SES-TO

CompartilharCompartilhar

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizou, na quarta-feira, 11, a primeira captação de globo ocular para transplante de córneas. A ação foi graças ao sim da família de um doador do sexo masculino, de 69 anos e teve suporte da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), da unidade. O órgão captado foi enviado ao Banco de Olhos do Tocantins (BOTO), que funciona no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde são realizados os transplantes de córneas no Estado.

“Queria expressar meu sincero agradecimento pelo incrível trabalho que a equipe realizou na captação do globo ocular, um feito histórico para nossa cidade. Esse gesto não apenas marca um novo capítulo em nossa jornada pela doação de órgãos, mas também oferece uma nova chance a muitos que aguardam na fila de transplantes em nosso Estado. Agradecemos de coração à família do doador, que, em meio à dor, demonstrou uma imensa generosidade e compreensão sobre a importância de ajudar ao próximo. O gesto deles é um exemplo comovente de solidariedade e esperança”, afirmou o médico oftalmologista e membro da CIHDOTT, Dr. Fernando Borges, que realizou o procedimento.

ARTIGOSRELACIONADOS

Neurocirurgiões explicam por que tratar lesões medulares é tão difícil

27/02/2026

Urologista aponta quais hábitos prejudicam a qualidade dos espermas

27/02/2026

Para o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, o procedimento mostra que a unidade hospitalar está preparada com toda a estrutura necessária para realizar a captura das córneas com êxito. “Estamos dando um passo muito importante hoje com esse procedimento realizado aqui no HRG. Por trás de tudo isso temos um contexto muito grande, que vem sendo construído com muito trabalho, ética e dedicação. É importante fortalecer cada vez mais a rede de captação e transplante de órgãos no nosso estado, para que mais pessoas possam ser beneficiadas e ter a oportunidade de melhorar a qualidade de vida”.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CETTO), Suziane Crateús, “este é um momento muito importante e ocorre dentro do Setembro Verde, mês de conscientização para a doação de órgãos. Quero agradecer o empenho da equipe do Hospital Regional de Gurupi e em especial, à família do doador que disse para a transformação do luto em qualidade de vida para um paciente que aguarda em fila”.

Serviço

No Tocantins, a captação de órgãos ocorre no HGP, no Hospital Regional de Araguaína e agora, no HRG. Durante  o processo de doação é feito um  trabalho conjunto das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), formada por profissionais da CETTO, da CIHDOTT, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto). Estas equipes contam com o apoio fundamental dos servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), que atuam no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e ainda da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), dos órgãos responsáveis pela regulação de trânsito e da Hemorrede Tocantins.

Como ser doador?

Para que aconteça a doação,  é necessário que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos. A autorização deve ser concomitante ao quadro de morte encefálica, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é possível. Neste tipo de quadro, os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite então a captação para que sejam remetidos aos receptores.

Transplante de córnea

O transplante de córnea é o procedimento cirúrgico indicado para os casos em que há alteração na transparência ou formato da córnea e em alguns casos de infecção grave. No Tocantins, mais de 200 pacientes aguardam na fila por transplante.

Anterior

Procon Tocantins divulga pesquisa de preço do gás de cozinha em 12 cidades do Estado

Próximo

Segurança Pública do Tocantins participa do XXVII Congresso Nacional de Criminalística em São Luís

Próximo
O encontro visa promover a integração entre os órgãos de segurança pública em todo o país - Foto: Divulgação/SSP

Segurança Pública do Tocantins participa do XXVII Congresso Nacional de Criminalística em São Luís

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa amplia investimentos na educação e entrega nova estrutura escolar em Novo Alegre

27/02/2026
Tocantins

Amélio Cayres destaca apoio da Assembleia Legislativa à área da Educação

27/02/2026
Tocantins

Naturatins inicia ações de prevenção a incêndios florestais no Parque Estadual do Lajeado

27/02/2026
Segurança

PMTO e FICCO apreendem meia tonelada de cocaína em Dueré em desdobramento de apreensão de aeronave

27/02/2026
Segurança

Concurso PMTO: FGV convoca candidatos para reaplicação da Avaliação Psicológica em Palmas

27/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governo do Tocantins entrega prestações de contas dos ordenadores ao Tribunal de Contas dentro do prazo

28/02/2026
Agricultura e Pecuária

Adapec capacita produtores de Ananás e Santa Tereza em vacinação contra brucelose

28/02/2026
Tocantins

Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) realiza 17ª Reunião Ordinária em Natal

28/02/2026
Tocantins

Tocantins leva história e produção cultural à 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira

28/02/2026
Tocantins

Chapa 2 à eleição do SISEPE/TO apresenta suas propostas aos servidores de Araguaína e Araguatins

27/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governo do Tocantins entrega prestações de contas dos ordenadores ao Tribunal de Contas dentro do prazo
  • Adapec capacita produtores de Ananás e Santa Tereza em vacinação contra brucelose
  • Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) realiza 17ª Reunião Ordinária em Natal

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Entrega das prestações de contas foi realizada por meio do sistema de Protocolo Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins - Foto: Gabrielle Farias/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins entrega prestações de contas dos ordenadores ao Tribunal de Contas dentro do prazo

28/02/2026
Alunos aprenderam sobre manuseio correto de vacina contra a brucelose em Santa Tereza do Tocantins. Foto - Cristânia Barbosa / Governo do Tocantins.

Adapec capacita produtores de Ananás e Santa Tereza em vacinação contra brucelose

28/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.