Dentro das ações estratégicas do Governo do Tocantins, para reduzir o tempo de espera dos pacientes, por cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), nos dias 22 e 23 de março, um mutirão na especialidade de urologia. Foram beneficiados 18 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com procedimentos de ureterorrenolitotripsia rígida a laser, ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrotripsia percutânea, pielolitotomia videolaparoscópica, procedimentos uretero flexíveis e ressecção endoscópica de próstata.
“Eu quero agradecer o hospital regional de Augustinópolis por promover essa cirurgia de remoção de cálculo renal. Ano passado fui para a emergência e coloquei o meu nome na fila de cirurgias e hoje pude já fazer. Eu achei que iria precisar fazer duas cirurgias porque tinha três pedras. Mas o hospital proporcionou uma cirurgia que proporciona a retirada de pedras, cálculos renais maiores, então puderam tirar todas no mesmo procedimento. Então eu quero agradecer o hospital, aos médicos especialistas por isso, estou muito feliz porque deu tudo certo”, afirmou a paciente do HRAUG, Alana Géssica Xavier.
A diretora-geral, Vilma Jovino, afirmou que, “estamos realizando mensalmente cirurgias eletivas tão aguardadas por nossos pacientes, que não apenas aliviam a dor, como também melhoram a qualidade de vida deles. Neste mutirão em especial estão sendo realizadas mais de 15 cirurgias urológicas, entre elas a de nefrolitotomia percutânea. Graças aos investimentos do Governo do Tocantins através da SES-TO, em equipamentos de alta qualidade, está sendo possível realizar esses procedimentos no nosso hospital. Isso representa um avanço significativo na saúde pública da nossa comunidade”.
O médico do HRAUG, José de Ribamar, relatou que, “durante o final de semana inteiro realizamos no total, 18 cirurgias urológicas minimamente invasivas com atenção para litíase renal, que foram a ureterorrenolitotripsia rígida a laser, ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrotripsia percutânea e pielolitotomia videolaparoscópica, esses dois últimos foram realizados pela primeira vez aqui na nossa unidade de saúde e foi um sucesso”.
Dados
De outubro de 2021 a 23 de março de 2025, o Governo do Tocantins já retirou 50.625 pessoas da fila de espera da Central Estadual de Regulação. Só este ano, foram 3.015 cirurgias em todo o Estado.