O Tocantins viveu um marco histórico nesta terça-feira (6) com a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, localizado na quadra 1.301 Sul (ACSU-SE 130), em Palmas, a primeira unidade hospitalar do Estado dedicada exclusivamente à saúde feminina. O novo hospital substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina e oferecerá um novo padrão de atendimento em ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal, tudo de forma pública e gratuita.
A deputada estadual Claudia Lelis (PV), que sempre lutou pela construção do Hospital da Mulher, participou da solenidade, destacou a importância do momento para as mulheres tocantinenses e celebrou a concretização de um sonho antigo.
“Hoje é um dia histórico para o Tocantins e, especialmente, para nós, mulheres. Esta pedra fundamental marca o início de um sonho que, por muitos anos, defendemos com coragem, compromisso e responsabilidade”, afirmou a deputada, que tem entre suas principais bandeiras a defesa da saúde da mulher como prioridade de Estado.
Investimentos
Com investimento de R$ 299 milhões, a obra será executada por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde no Tocantins. O novo hospital substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina e oferecerá um novo padrão de atendimento em ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal — tudo de forma pública, gratuita e com infraestrutura moderna e especializada.
Claudia Lelis reforçou o caráter transformador do projeto e o impacto que ele terá na vida de milhares de mulheres. “Hoje não começa apenas uma obra. Começa a realização de um sonho acalentado há muitos anos por todos os tocantinenses. Essa conquista reforça o compromisso do Governo com a vida e com a dignidade das mulheres”, ressaltou.
A deputada também elogiou a iniciativa do Governo do Estado e de todos os envolvidos no projeto. “Parabéns ao governador Wanderlei Barbosa por essa iniciativa tão corajosa e tão importante para todos nós. Seguiremos firmes na luta para que essa obra avance com celeridade e qualidade — porque onde há compromisso, há transformação”, afirmou Claudia.
Com o Hospital da Mulher, o Tocantins dá um passo decisivo para fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde feminina, em um novo tempo pautado por mais respeito, dignidade e cuidado com quem mais precisa. A unidade ocupará um terreno de 25 mil m², oferecendo serviços totalmente públicos e gratuitos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal.