Tocantins, 20 de março de 2025 – As Usinas Hidrelétricas Peixe Angical e Lajeado, controladas pela EDP e localizadas no Tocantins, mantiveram-se no topo do ranking das melhores usinas do Brasil segundo pesquisa definida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O órgão regulador avaliou cerca de 150 usinas na campanha de fiscalização realizada em 2024.
A UHE Peixe Angical permanece como a melhor hídrica do país e recebeu nota máxima em todos os critérios avaliados: Meio Ambiente, Gestão da Operação, Gestão da Manutenção, Operação e Manutenção, Segurança e Indicadores de Desempenho. Já a UHE Lajeado, terceiro lugar no ranking, recebeu nota 100 em cinco deles, totalizando 99.95 na nota geral.
Ao longo dos últimos 6 anos, desde 2019, as usinas de Lajeado e Peixe vem se alternando na primeira posição do ranking da Aneel. Na pesquisa Dardo (Declaração de Autoavaliação Regulatória e de Desempenho Operacional), a Aneel verifica se o serviço que está sendo prestado pelas UHEs condiz com o nível de desempenho operacional definido pelo órgão.
“Estamos orgulhosos por termos a primeira e a terceira melhores usinas do Brasil, Peixe Angical e Lajeado. Nossos ativos hidrelétricos desempenham um papel fundamental para promover a transição energética e preservar as fontes de energia limpa, não apenas devido ao enorme volume de eletricidade de baixo carbono que produzem, mas por tornarem o sistema elétrico brasileiro cada vez mais seguro e sólido. Gostaria também de destacar a evolução que nosso time de operação proporcionou às nossas outras unidades hídricas Cachoeira, São Manoel e Jari. Todas elas apresentaram uma ascensão significativa dentro do ranking, o que demonstra a nossa incessante busca por fazer sempre melhor”. Afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP na América do Sul.
Outras UHE da EDP também melhoraram as posições no ranking Agência Nacional de Energia Elétrica.
A Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, localizada no rio Araguari, nos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, no Amapá, subiu 65 posições no ranking. A UHE de São Manoel, situada no Rio Teles Pires, em Mato Grosso e no Pará, melhorou 32 posições. Já a UHE Santo Antonio do Jari, localizada no município de Laranjal do Jari – AP, no Rio Jari com divisa do estado do Pará, também subiu 30 posições na pesquisa Dardo.
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.