O Hemocentro Coordenador de Palmas foi aprovado em auditoria de requalificação realizado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde, para fornecer o plasma excedente de doações e auxiliar a indústria brasileira pública a produzir medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um procedimento previsto para todos os hemocentros fornecedores de plasma e o objetivo é verificar os processos que impactam na qualidade do plasma e atestar o serviço como fornecedor, garantindo uma matéria-prima de qualidade para produção de medicamentos hemoderivados.
O plasma excedente, que não é utilizado nas transfusões, é matéria-prima para a produção de medicamentos biológicos de alto custo, como os fatores de coagulação, usados no tratamento de hemofilia, além de imunoglobulinas e albumina humana, fundamentais para pacientes imunossuprimidos ou com doenças autoimunes.
A superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, disse que a notícia foi recebida com satisfação por toda equipe e que o reconhecimento mostra o empenho da Hemorrede na busca da qualidade do serviço. “Essa qualificação é resultado de muito esforço e dedicação de toda equipe. Representa o amadurecimento de cada servidor e externa a qualidade dos processos de trabalho. Ainda temos muito a conquistar, mas nos sentimos mais estimulados a trabalhar em prol do cidadão e em busca da qualidade no serviço prestado”.
A superintendente ressaltou a importância de ter esse serviço qualificado para o Estado. “Graças ao fornecimento dessa matéria-prima, que é o plasma, nós recebemos de volta em medicações. Uma das medicações que recebemos é a albumina. Em agosto de 2024, recebemos 6.810 unidades, em fevereiro de 2025 14.364 e em agosto de 2025 foram 6.810 unidades dessa medicação”.
De acordo com relatório do Hemocentro, no ano de 2024 foram enviadas 3.616 bolsas de plasma e no ano de 2025 foram 2.688, até o momento.
Hemobrás
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia é uma empresa pública, responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A empresa tem realizado auditorias nos hemocentros brasileiros, a fim da obtenção de um plasma apto ao fracionamento industrial, atendendo aos requisitos exigidos pela legislação vigente.
Plasma
O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue, uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas. A principal função do plasma sanguíneo é garantir o transporte de substâncias pelo corpo.






