Rodri, meia do Manchester City e da seleção espanhola, foi um digno vencedor da Bola de Ouro, disse Pep Guardiola, que relutou em criticar o boicote do Real Madrid à cerimônia de premiação na noite desta segunda-feira (28).
“Todo o Manchester City, nossos torcedores, estamos muito orgulhosos dele”, disse Guardiola, na véspera do jogo desta quarta (30) contra o Tottenham, pela quarta rodada da Copa da Liga.
“Nunca poderíamos ter imaginado isso anos atrás, que um jogador [do City] poderia receber esse prêmio de prestígio.”
Rodri, de 28 anos, que liderou o City ao quarto título consecutivo da Premier League na última temporada e a Espanha à conquista da Eurocopa 2024, superou a dupla Vinicius Júnior e Jude Bellingham, ambos do Real Madrid.
Guardiola, perguntado sobre o que achava do cancelamento da viagem do Real à cerimônia de Paris, deu de ombros e disse: “Isso é com eles”.
“Se eles quiserem parabenizar, tudo bem. Se não quiserem, tudo bem”, acrescentou Guardiola. “Nós do Manchester City não estamos aqui para julgar o que os outros clubes fazem.”
O espanhol destacou que o atacante norueguês Erling Haaland, do City, compareceu à cerimônia como finalista no ano passado, depois de marcar “mais de 50 gols e ganhar a Tríplice Coroa” e terminar derrotado por Lionel Messi na corrida pela Bola de Ouro.
“Eu disse a ele que só de estar lá [entre os finalistas], ele deveria estar muito, muito feliz, e eu disse o mesmo a Rodri. Na última temporada, Erling deveria ganhar, sim”, disse Guardiola.
“É [votado por] jornalistas. Não é um grupo de elite de pessoas que vota. São pessoas de todo o mundo que votam, não apenas de um país. Há opiniões diferentes, e é isso que torna o futebol agradável, não?”
Guardiola disse que Vinicius Júnior também teria sido um vencedor merecido e parabenizou o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, por ter recebido o prêmio de melhor treinador.
“Este evento tem que ser uma alegria, as pessoas têm que aceitar os resultados”, disse.
Guardiola disse que não tinha nenhum problema com o fato de Haaland ter faltado ao evento de gala na última segunda-feira para viajar à Suécia e torcer por seu amigo Erik Botheim, que ganhou o título da liga sueca com o Malmö FF.
“Haaland e sua namorada Isabelle serão pais em breve, só teremos alguns dias de folga”, disse o espanhol.
“Ele foi [à cerimônia] na temporada passada. Às vezes você vai, às vezes não vai. Ele é livre para fazer o que quiser. Ele ficará muito feliz por Rodri, não tenho dúvidas disso.”