domingo, 29 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Grupo Técnico da Amazônia Legal Brasileira se reúne na capital para discutir a agenda azul com foco nas mudanças climáticas e gestão dos recursos hídricos

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio do Naturatins e Semarh, o tema deste encontro é voltado às mudanças climáticas e aos recursos hídricos

Ascom por Ascom
15/04/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Técnicos e representantes dos órgãos estaduais do Pará, Acre, Roraima Mato Grosso e Tocantins envolvidos na gestão de recursos hídricos dos Estados estão reunidos na capital para o V Encontro do Grupo Técnico da Amazônia Legal Brasileira. O encontro segue até sexta-feira, 12, na Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o tema deste encontro é voltado às mudanças climáticas e aos recursos hídricos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito João Alberto recebe Deputado Federal Felipe Martins e líderes para alinhar os preparativos do Dia do Evangélico

28/03/2026

Seciju integra ações de ressocialização e proteção de direitos no Tocantins

28/03/2026

 A abertura do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira,10, e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Marcello Lelis,  presidente do Naturatins, Renato Jayme, reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luiz  Eduardo Bovolato, além de presidentes e representantes de Comitês de Bacia.

O secretário Marcello Lelis destacou a importância da agenda azul que deve estar no centro das discussões, citando o empenho do Governo do Tocantins com a pauta ambiental.

Marcello Lelis falou ainda da importância do trabalho realizado pelos comitês de bacia que tem sido referência no país. “O Tocantins foi o primeiro estado da região Norte a estabelecer estes comitês, a aprovar a cobrança pelo uso da água em uma bacia e também, que formatou um Plano Estadual de Recursos Hídricos”, observou.

Apontou ainda o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Áreas Degradas (CRADS), que integra o ciclo da gestão dos recursos hídricos, somado ao monitoramento da qualidade da água. “Este é um trabalho que nos orgulha muito”, enfatizou. O secretário teceu ainda elogios ao diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, pela excelente execução na pasta da política voltada aos recursos hídricos. 

O superintende dos Recursos Hídricos do Mato Grosso reforçou a necessidade dos estados em integrar a agenda de forma participativa. “Precisamos reunir esforços para que a gente consiga agregar esforços para uma gestão de fato, integrada, descentralizada e participativa”, sugeriu.

Ainda na manhã de hoje, o evento contou com apresentações sobre a atuação dos comitês de bacia na preservação dos recursos hídricos que foi realizada pelo presidente do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacia, Mário Roberto e pelo presidente do CBH do Lago de Palmas, Marcelo Grison. Em seguida, o juiz Welligton Magalhães abordou o tema Segurança Jurídica alinhada à gestão de recursos hídricos.

O reitor da UFT destacou o papel da universidade de estar inserida nesta pauta como instituição pública de ensino. “Esperamos estar mais próximos e colaborar naquilo que a universidade possa nas diferentes áreas do conhecimento”, afirmou.

A gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Naturins, Letícia Vieira, enfatizou que as “sugestões apresentadas durante o evento serão levada aos estados para sua efetivação e aplicabilidade”.

Anterior

População aprova atendimento ofertado no Hospital Regional de Araguaína

Próximo

Ricardo Ayres compara caso Marielle a filme “Tropa de Elite” e vota pela manutenção da prisão de Brazão

Próximo
Foto: Douglas Gomes - Lid. Rep

Ricardo Ayres compara caso Marielle a filme "Tropa de Elite" e vota pela manutenção da prisão de Brazão

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

“O mundo subestima a ciência do Brasil”

28/03/2026
Agricultura e Pecuária

Empresa de sementes é condenada por perda em lavoura que teve seguro negado

28/03/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas publica edital de redistribuição das equipes das UPAs na rede municipal de saúde

28/03/2026
Economia

PF faz operação em 11 estados e no DF para combater preços abusivos em postos de combustíveis

28/03/2026
Política

CPMI do INSS termina sem relatório aprovado, após 7 meses de trabalho

28/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Polícia Militar captura dois foragidos da Justiça em ações distintas em Porto Nacional

28/03/2026
Segurança

Polícia Militar recupera celular e prende suspeito de furto em Pedro Afonso

28/03/2026
Educação

Exato 2026 – 1ª edição – tem últimos dias de inscrições

28/03/2026
Educação

Proest e Prograd promovem mutirão para divulgar o Exato e programas de Assistência Estudantil nas escolas públicas de ensino médio

28/03/2026
Agricultura e Pecuária

Apesar da alta nos preços do algodão, guerra pode prejudicar demanda

28/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Polícia Militar captura dois foragidos da Justiça em ações distintas em Porto Nacional
  • Polícia Militar recupera celular e prende suspeito de furto em Pedro Afonso
  • Exato 2026 – 1ª edição – tem últimos dias de inscrições

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foragidos capturados foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil - Foto: 5º BPM/Ascom

Polícia Militar captura dois foragidos da Justiça em ações distintas em Porto Nacional

28/03/2026
Foto: Divulgação 3º BPM

Polícia Militar recupera celular e prende suspeito de furto em Pedro Afonso

28/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.