O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira (27/5) que subiu para 24 o número de destinos com as importações de carne de frango suspensas de todo o Brasil. Durante audiência no Senado Federal, ele reiterou que o impacto comercial nas exportações brasileiras não será “alarmante” e que mais de 120 mercados ao redor do mundo permanecem sem qualquer restrição à proteína nacional.
Segundo informações da equipe de Fávaro, o Kwait suspendeu as importações. O conjunto de mercados fechados representa cerca de 45% do volume de carne de frango exportado em abril de 2025. A equipe técnica do Ministério da Agricultura já teve uma reunião com autoridades do país, que sinalizaram a possibilidade de regionalização para Rio Grande do Sul ou para o raio de dez quilômetros da granja onde a doença foi encontrada.
“Temos 24 países que fecharam a compra total do Brasil, 13 que fecharam do Rio Grande do Sul e alguns do raio de dez quilômetros, de um total de mais de 160 países com quem o Brasil tem relação comercial”, disse na audiência. “Temos mais de 128 mercados completamente abertos, sem nenhuma restrição, nem ao Rio Grande do Sul. A imensa maioria dos países, ao não se manifestar contrário, já reconheceu a força do sistema brasileiro”, enfatizou.
Fávaro disse que há “impacto” comercial com as suspensões, mas que o movimento deve ser limitado. “Cerca de 70% da produção é destinada ao mercado interno e 30% para exportação. Desses 30%, 24 restringiram o país. Pelo aspecto comercial, claro que tem imapcto, mas há um redirecionamento da indústria, mas não é nada alarmante, nada que possa gerar grande impacto”, afirmou.
O ministro disse que há encaminhamentos com a Coreia do Sul para que a restrição, atualmente aplicada a todo o Brasil, fique concentrada no Rio Grande do Sul. Ele disse que o momento é de respeitar os protocolos e prazos definidos para as suspensões, e que a redução dos embargos são de livre iniciativa dos países compradores.
Nova suspeita
Durante a audiência, o ministro disse que uma nova suspeita de gripe aviária em granja comercial está em investigação atualmente. O caso é em Anta Gorda (RS), mesmo município onde ocorreu o episódio da doença de Newcastle em julho de 2024. A cidade fica a 135 quilômetros de Montenegro, onde o primeiro foco em plantel comercial foi confirmado, em 15 de maio.