O fim de uma era. Técnico com mais vitórias na história da NBA, Gregg Popovich não é mais treinador do San Antonio Spurs. Aos 76 anos, passou por problemas de saúde durante a temporada e, após 29 temporadas, deixará o cargo de técnico da franquia dos Texas. Agora, assumirá a presidência do departamento de basquete dos Spurs. Auxiliar desde 2019, Mitch Johnson assumirá o cargo de técnico do time.
– Embora meu amor e paixão pelo esporte permaneçam, decidi que é hora de me aposentar como técnico principal. Sou eternamente grato aos maravilhosos jogadores, técnicos, comissão técnica e torcedores que me permitiram servi-los como técnico principal do Spurs. Estou animado com a oportunidade de continuar apoiando a franquia, a comunidade e a cidade que são tão significativas para mim – disse Popovich.
Popovich estreou como técnico do San Antonio Spurs na temporada 1996-97. Tem 1.422 vitórias em temporadas regulares – a maior marca da história da Liga. Foram cinco títulos da NBA (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014). Ele ainda foi eleito o melhor técnico da NBA em três temporadas. Pela seleção, levou o time dos EUA ao ouro nas Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021.
A campanha na última temporada da carreira não foi positiva. Com um time sofrível, em que a principal estrela, Victor Wembanyama se machucou no meio da competição, foram apenas 34 vitórias e 48 derrotas, longe da vaga para os playoffs.