O Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira (2) que a estimativa de crescimento da economia brasileira para 2025 tem leve viés de baixa devido à desaceleração mais acentuada no segundo trimestre. Para este ano, o governo federal projeta PIB (Produto Interno Bruto) em 2,5%.
“Ainda que a expectativa inicial seja de leve desaceleração na margem no terceiro trimestre, a estimativa de crescimento de 2,5% para 2025 tem leve viés de baixa devido à desaceleração mais acentuada do crescimento no segundo trimestre comparativamente ao esperado em julho e ainda em repercussão aos efeitos defasados e cumulativos da política monetária na atividade econômica”, diz a pasta.
A análise é da SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Fazenda. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira (2) que o PIB cresceu 0,4% no segundo trimestre.
O resultado está em linha com as projeções da SPE (0,4%) e abaixo das estimativas do mercado (0,3%).
“Para o terceiro trimestre, o ritmo de crescimento projetado para o PIB na margem é pouco inferior ao observado para o segundo trimestre. Embora a desaceleração nas concessões de crédito venha se acentuando nos últimos meses, junto com o aumento nas taxas de juros bancárias e na inadimplência, o mercado de trabalho segue resiliente, podendo impulsionar a atividade junto ao pagamento dos precatórios e à recente expansão do crédito consignado ao trabalhador”, diz a SPE.