sábado, 8 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Governo espera ultrapassar 300 mercados abertos para o agronegócio brasileiro até o fim do ano

Comércio de produtos que não estão entre as principais commodities cresce 18,5%

Globo Rural por Globo Rural
11/10/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Carnes expostas em açougue
Dalibor Despotovic / Getty Images

Carnes expostas em açougue Dalibor Despotovic / Getty Images

CompartilharCompartilhar

O novo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou nesta quinta-feira (10/10) que dará continuidade ao trabalho de aberturas de mercado para produtos do agronegócio brasileiro e que a meta é alcançar e, eventualmente ultrapassar, a marca de 300 mercados abertos até o fim deste ano.

Rua disse que um dos objetivos é mirar em cadeias que ainda não têm “maturidade exportadora”, inclusive segmentos mais regionais e nichos. A intenção, segundo ele, é “caçar oportunidades” para fomentar transformações no interior do país, com mais geração de renda e negócios nos municípios onde as empresas conquistam novos mercados internacionais.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Marcus Mesquita/Divulgação

Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade

08/11/2025
Serão investidos R$ 90 milhões para o desenvolvimento de pesquisas com foco no controle do greening nos citros — Foto: Divulgação/Embrapa

Rede de pesquisa quer derrotar o greening na citricultura

08/11/2025

“A primeira diretriz que recebi é para dar continuidade ao trabalho e manter a toada de abertura de novos mercados, de oportunização aos produtores rurais, especialmente de cadeias que não tem maturidade exportadora. Continuaremos trabalhando nas cadeias tradicionais, mas queremos caçar oportunidades no exterior para outras cadeias, inclusive regionais”, disse Rua em coletiva de imprensa.

Ele assumiu a Pasta na última sexta-feira (4/10) no lugar de Roberto Perosa. Até agora, o país abriu 253 mercados desde janeiro do ano passado. Rua disse que vai estreitar relações com as demais secretarias do ministério e outras Pastas da Esplanada, como Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para incrementar as negociações. O secretário apontou que “há sempre mais gente contra do que a favor” nesse mercado. “Quando estamos unidos, somos mais fortes”, completou.

Além das aberturas, Rua disse que existe um “trabalho invisível” de manutenção e ampliação de mercados. Ele citou esforços para melhorar as condições sanitárias do país, de expandir habilitações de plantas e de negociar avanços na relação bilateral, como o pré-listing, sistema em que o país importador reconhece as garantias de sanidade e inocuidade dos alimentos exportados pelas empresas brasileiras fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura.

Diversificação de exportações

As exportações do agronegócio brasileiro já estão mais diversificadas depois dos recordes de aberturas de mercado e do trabalho de promoção comercial desempenhado nos últimos anos.

Em setembro, o comércio de produtos que não estão entre as principais commodities embarcadas pelo país (complexo soja, carnes, milho, açúcar, florestais e sucroalcooleiros), tiveram aumento de 18,5% nas vendas, relatou Rua. No acumulado do ano, a expansão desse comércio está em ritmo mais acelerado, com alta de 6% nos embarques.

“É fruto dessas aberturas, que começam a ter tração. A efetividade não acontece no primeiro mês, é um processo. Há um espaçamento entre abertura e a concretização de negócios”, disse.

“Quando olhamos os 6% de aumento, vemos que muitos são mercados novos abertos. É bastante difuso, mas vemos cadeias produtivas que o Brasil passa a exportar, algumas que só o hemisfério norte produzia, como azeite e vinho”, pontuou. Não foram apresentados dados detalhados sobre volume e valores exportados.

Rua também sinalizou que o ano de 2025 deverá ser mais positivo para as exportações dos produtos mais tradicionais da pauta exportadora agrícola, como soja e milho. A aposta está na recuperação da produção, que sofreu com a estiagem neste ano. “As perspectivas indicam safra recorde e isso fará com que essas duas cadeias possam, em tendência, aumentar as exportações”, completou.

No acumulado deste ano, as exportações do agronegócio brasileiro estão “praticamente equilibradas”, disse Rua. De janeiro a setembro, os embarques alcançaram US$ 125,9 bilhões, com leve recuo de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2023.

Carne bovina

Japão, Coreia do Sul e Turquia são três mercados-alvo para a carne bovina brasileira, disse Rua. “Carne bovina é um processo longo, não é uma negociação fácil, mas colocamos bastante prioridade”, afirmou em coletiva de imprensa ao comentar a evolução das negociações com os japoneses.

O Japão é, historicamente, o segundo principal importador de frango do Brasil e é o cliente brasileiro que mais tem aumentado, proporcionalmente, as compras de carne suína nos últimos anos, comentou Rua ao analisar as expectativas com uma eventual abertura para a carne bovina. Segundo ele, há perspectiva também de autorizações para exportação de miúdos bovinos e suínos para a China.

O novo secretário fará uma missão ao Japão ainda neste ano. Antes, passará pela Sial, uma das principais feiras do setor de alimentos e bebidas no mundo, em Paris, na França, já neste fim de semana. Depois, seguirá para Argentina e Tailândia. Rua também visitará Angola após a visita aos japoneses.

Anterior

Desembolso de crédito caiu 30% no 1º trimestre do Plano Safra

Próximo

Horário Eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta, 11, e segue até 25 de outubro

Próximo
Crédito: Benhur de Souza/Aleto e Divulgação Podemos

Horário Eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta, 11, e segue até 25 de outubro

LEIA TAMBÉM

Educação

Veja lista do que é permitido levar para a prova do Enem

08/11/2025
Tocantins

Projeto Visita Guiada recebe estudantes paraenses na Assembleia Legislativa do Tocantins

08/11/2025
Tocantins

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes debate regulação ética da inteligência artificial no I Fórum de Buenos Aires

08/11/2025
Tocantins

Governo do Tocantins lança o projeto Floresta+Amazônia  para recompensar financeiramente produtores que preservam a vegetação nativa em seus imóveis

08/11/2025
Tocantins

SecMulher reforça ações de enfrentamento à violência com a Patrulha Mulher Segura

08/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Segurança

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
Segurança

Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

08/11/2025
Segurança

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados

08/11/2025
COLUNA DO LEAL

Absurdos e irresponsabilidades de muitos dirigentes brasileiros

08/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público
  • Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas
  • Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Descrição: 1º dia de provas do Enem 2025 ocorre neste domingo, 9  Crédito: Paulo Pinto/Arquivo Agência Brasil

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Motociclista bateu em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas — Foto: Guarda Metropolitana/Divulgação

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.