quarta-feira, 28 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Governo do Tocantins repassa R$ 138 mil para elaboração do Plano Estratégico de Educação Ambiental do Estado

Cooperação Técnica firmada entre Semarh e Unitins tem foco no mapeamento e na organização dos projetos e ações existentes de programas, além da promoção da sensibilização nas escolas

Ascom por Ascom
30/10/2024
em Educação
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
O Plano Estratégico de Educação Ambiental da Semarh será alinhado à Agenda Global 2030, integrando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Foto: Foto Washington Luiz/Governo do Tocantins

O Plano Estratégico de Educação Ambiental da Semarh será alinhado à Agenda Global 2030, integrando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Foto: Foto Washington Luiz/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O governo do Tocantins assinou nesta terça-feira, 29, o repasse na ordem de R$ 138 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), para elaboração do Plano Estratégico de Educação Ambiental do Estado.

O Termo de Execução Descentralizada (TED) que garante a transferência do recurso da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estabelece a cooperação técnica entre os órgãos, com foco no mapeamento e na organização dos projetos e ações existentes, como os programas Amigos do Meio Ambiente (AMA-TO), Foco no Fogo, Praia Consciente, além da promoção de Educação Ambiental nas Escolas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Igo Estrela/Metrópoles

STF dá 48h para governo de SC explicar lei que proíbe cotas raciais

27/01/2026
A estudante Isabella Cristina, de Araguaína, está feliz com o seu destaque na redação do Enem - Foto: Foto Divulgação/Governo do Tocantins

Superintendência de Educação de Araguaína compartilha histórias de estudantes que tiraram notas superiores a 900 na redação do Enem

26/01/2026

Esse TED tem o prazo de vigência de 06 (seis) meses a partir da data de sua assinatura e a execução será acompanhada pela Diretoria de Inteligência Ambiental, Climas e Florestas da Semarh.

De acordo com o documento, essa iniciativa visa otimizar o gerenciamento dessas ações e fornecer diretrizes para o desenvolvimento de novas soluções que contribuam para a mitigação dos problemas ambientais.

O Plano Estratégico de Educação Ambiental da Semarh será alinhado à Agenda Global 2030, integrando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas metas, além de fortalecer a Carta de Intenções Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, outubro/2024 a março/2025, conforme metas descritas no Plano de Trabalho.

O secretário Marcello Lelis enfatizou o compromisso do governo do Tocantins com a educação ambiental para sustentabilidade, recordando a dedicação da primeira-dama Karynne Sotero e da diretora Erliete Gadotti aos projetos Foco no Fogo e Praia Consciente.

Em seguida elogiou o trabalho da equipe do órgão e de cada um dos componentes das instituições parceiras e ressaltou que em cinco anos de atividade, o Foco no Fogo já percorreu 90 municípios e alcançou mais de 58 mil pessoas, com visitas em campo, blitz educativas, palestras em escolas.

Marcello Lelis afirmou que, “a cooperação técnica vai auxiliar o desenvolvimento de novos projetos voltados para, entre outras pautas, a questão do desmatamento. O Foco no Fogo e o Praia Consciente são projetos exitosos, reconhecidos pela sociedade tocantinense, pelo governo Federal e que agora serão institucionalizados, com a criação de indicadores, definição de metodologia e cronograma de ação. Esse avanço da educação ambiental vai se refletir imensamente em nossas vidas e no futuro do meio ambiente“.

O reitor da Unitins, Augusto de Rezende, reiterou a satisfação em firmar essa cooperação técnica, “contando com o suporte jurídico, juntos com toda uma equipe técnica, trabalhando toda essa documentação, esse escopo da legislação da educação ambiental e de todos esses projetos. Convido todos a colaborar com a criação da minuta, podemos ter um documento com um nível de aprovação. É importante acreditar na Universidade, pois aqui estão as pessoas e os pesquisadores que sentem as alegrias e as dores do Estado, tendo condições de pensar nas soluções e contribuir com a construção desse modelo“.  

A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, da Rede Tocantins Sustentável, afirmou que, “hoje temos essa obrigação com a sociedade, o dever de sermos uma ponte de transição, pois ainda usufruímos dos benefícios do meio ambiente. Dever de preservar para gerações presentes e futuras. A educação ambiental deve ser incentivada e divulgada, mas agora precisamos trabalhar dados. Atualmente tudo que se faz através de planejamento, indicadores e com essa parceria teremos a realidade do mapeamento, monitoramento e gerenciamento das ações“.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Leandro Milhomem, considera que a iniciativa da educação ambiental é um trabalho coletivo, “as ações caminham com projetos que contam com a dedicação e parceria interinstitucional. A cooperação técnica da Semarh com a Unitins traz o avanço que une a experiência da equipe técnica ao conhecimento científico e o Ibama é parceiro, se mantém à disposição para contribuir“.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, coronel Edvan de Jesus, comentou que muitas vezes os problemas com o fogo não são intencionais, “a iniciativa de levar a sensibilização em relação ao fogo, também voltada para questão do desmatamento ilegal e trazer a expertise da Unitins com a experiência de todos, reforça muito a nossa equipe e visa garantia resultados de sucesso“.  

O comandante de Ações da Defesa Civil, coronel Erisvaldo Alves, reforçou que o projeto Foco no Fogo foi uma decisão muito acertada da Semarh, “essa ação que leva a conscientização é uma política pública que contribui muito com a prevenção do descontrole do fogo. A contribuição da academia na criação desses indicadores vai nos ajudar a avaliar a situação e o planejamento de projetos e das ações“.

A secretária Executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino, realçou o reconhecimento do trabalho da equipe da pasta, dos parceiros e reiterou que “os dados serão importantes também para direcionar a gestão dos resíduos sólidos, precisamos de projetos para a área urbana e rural, para valorizar, incentivar e sensibilizar as pessoas sobre o quão importante é a reciclagem à preservação do meio ambiente. É preciso considerar a relação dos resíduos com a questão do fogo e a limpeza das praias e rios, que envolvem as margens e os recursos hídricos“.

A gerente de Instrumentos Sustentáveis, Meriele Oliveira, representando a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliete Gadotti, transmitiu elogios e agradecimentos às equipes da Semarh e instituições parceiras, além de pontuar o objetivo da sensibilização.

Na ocasião, o assessor Técnico do Gabinete da Semarh, Felipe Pimpão, apresentou resumo dos principais pontos da cooperação que além dos projetos citados visa subsidiar a construção de outros projetos voltados à questão do desmatamento, do fogo, dos resíduos sólidos e dos recursos hídricos.

A solenidade contou também com as presenças da pró-reitora de Pesquisa da Unitins Leda Verônica, secretária Executiva da Agricultura e Pecuária Lílian Martins, tenente-coronel Helayne do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, capitão Lima do 22º Batalhão de Infantaria do Exército no Tocantins, diretora de operações Raiza Moura do Departamento Estadual de Trânsito e o policial Rodoviário Federal Antônio Versiani representando o superintendente do Departamento no Tocantins, Alonso Trindade.

Anterior

‘Histórias para Enganar o Tempo’ será lançado nesta quinta-feira, 31, na 39ª Roda Literária

Próximo

Cafu, Aloísio, Amaral e Luizão participam da Jogada de líder em Araguaína

Próximo

Cafu, Aloísio, Amaral e Luizão participam da Jogada de líder em Araguaína

LEIA TAMBÉM

Tocantins

ATM destaca postura municipalista do Estado ao compartilhar responsabilidade em investimentos na sinalização viária dos Municípios

27/01/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas entrega Centro de Referência de Assistência Social Karajá II com nova estrutura física

27/01/2026
Tocantins

Faculdade Sebrae chega ao Tocantins para formar líderes e impulsionar a inovação no mercado local

27/01/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Cartão do Estudante 2026 com 600 vagas

27/01/2026
Tocantins

Igeprev convoca mais de 2 mil beneficiários para regularizar a Prova de Vida

27/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

STF dá 48h para governo de SC explicar lei que proíbe cotas raciais

27/01/2026
Segurança

Operação “Escola Segura” é lançada pela PMTO para o início do ano letivo de 2026

27/01/2026
Segurança

PMTO contém agressor e interrompe ciclo de ameaças contra familiares em Tocantinópolis

27/01/2026
Segurança

Homem é preso pela PM com simulacro de arma de fogo e arma branca em Porto Nacional

27/01/2026
Agricultura e Pecuária

Plataforma de IA focada no agro avança com espaço mais reservado para troca de informações

27/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • STF dá 48h para governo de SC explicar lei que proíbe cotas raciais
  • Operação “Escola Segura” é lançada pela PMTO para o início do ano letivo de 2026
  • PMTO contém agressor e interrompe ciclo de ameaças contra familiares em Tocantinópolis

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Igo Estrela/Metrópoles

STF dá 48h para governo de SC explicar lei que proíbe cotas raciais

27/01/2026
edit post
Objetivo é inibir a prática de crimes e promover um ambiente escolar seguro e tranquilo - Foto: Ascom PMTO

Operação “Escola Segura” é lançada pela PMTO para o início do ano letivo de 2026

27/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.