O Governo do Tocantins recebeu nesta quinta-feira, 7, a vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Nancy Buckheit, para apresentar o potencial econômico do Estado e suas oportunidades de desenvolvimento. A reunião ocorreu na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com a presença do secretário Carlos Humberto Lima; do secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini; do secretário de Turismo (Setur), Hercy Filho, e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Maria Eulessandra.
Na reunião, o secretário Carlos Humberto Lima destacou a relevância da visita para as relações comerciais com os EUA, um importante parceiro econômico do Estado. “O Tocantins tem avançado significativamente no crescimento de sua economia e no desenvolvimento sustentável de suas atividades produtivas, resultado de uma estratégia bem definida pelo Governador Wanderlei Barbosa. O Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, conhecido como Pics, é um exemplo disso. Este é um momento importante para divulgar nosso potencial, atrair investimentos e fortalecer ainda mais nossa economia”, afirmou.
Nancy Buckheit ressaltou a importância dessa aproximação nas relações diplomáticas em 2024. “Este ano marca os 200 das relações diplomáticas e de amizade entre os Estados Unidos e o Brasil. É uma grande satisfação estar aqui no Tocantins”, comentou.
Potencial Econômico
O secretário Carlos Manzini falou sobre o interesse dos Estados Unidos em conhecer as potencialidades do Estado. “A visita é um passo importante para aproximar o Tocantins dos Estados Unidos. Já estamos organizando novas reuniões para que, com base nas informações que eles encontraram, possamos construir futuras parcerias e investimentos. O Governador tem acompanhado de perto essas ações”, explicou.
O secretário de Turismo, Hercy Filho, aproveitou a oportunidade para destacar o potencial turístico. “Agradecemos ao secretário Carlos Humberto pela oportunidade de mostrar, para além das relações diplomáticas, as belezas naturais do Tocantins. Queremos que mais americanos venham conhecer nosso Estado”, afirmou.
O papel da Fundação no incentivo à pesquisa e à ciência no Tocantins foi apresentado pela presidente da instituição. “A FAPT está sempre à disposição para apoiar a pesquisa e a inovação no Estado. Agradecemos a visita e a parceria com o Consulado, e aproveito para ressaltar o incentivo contínuo do Governador Wanderlei Barbosa ao desenvolvimento da ciência e tecnologia em nosso Estado”, concluiu Maria Eulessandra.