Na tarde desta quarta-feira, 16, parte da equipe de produção e do elenco do tradicional espetáculo Paixão de Cristo, encenado pela Cia Art’Sacra, foi recebida no gabinete da Secretaria da Cultura (Secult) pelo secretário da Cultura Tião Pinheiro, pela secretária-executiva Valéria Kurovski e pela assessora de gabinete Lara Faez. O coordenador do escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Tocantins, Cícero Belém, também participou do encontro. O espetáculo será realizado nesta sexta-feira, 18, a partir das 19h, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Com mais de duas décadas de tradição, o evento é uma realização da Cia Art’Sacra e do Instituto Nativus, com apoio do Governo do Tocantins através da primeira-dama e da Secult.
Durante o encontro, a atriz Giselle Itié, que dará vida a Maria, recebeu peças de capim dourado ofertadas pela primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, e o ator Ivo Gandra, que interpreta Jesus, foi presenteado com bonecas Ritxoko. A entrega, inicialmente prevista para acontecer no Palácio Araguaia, foi transferida para a sede da Secult devido a um mal-estar da primeira-dama. Além dos presentes que representam símbolos da cultura tocantinense, o secretário Tião Pinheiro também presenteou os artistas com exemplares de seu mais recente livro de poemas, Amorosamente, e com um disco musical de sua autoria em parceria com músicos do Tocantins e de vários estados.
Segundo o secretário, o apoio ao espetáculo reafirma o compromisso do Governo do Estado com a valorização da cultura e das manifestações populares. “A Paixão de Cristo é uma celebração tradicional que reúne fé, arte e emoção, mobilizando públicos de diferentes idades. É um orgulho para nós apoiarmos essa montagem, alinhados com a diretriz do governador Wanderlei Barbosa de fortalecer continuamente o setor cultural. São mais de 20 edições, e a cada ano a peça se reinventa, mantendo sua relevância e impacto,” afirmou Tião Pinheiro.
O coordenador do MinC no Tocantins, Cícero Belém, destacou a importância do espetáculo como referência cultural. “Em nome do Ministério da Cultura, queria primeiramente dizer que o trabalho da peça é pioneiro, tem muita credibilidade e vem, ano após ano, conquistando o público. Reúne talentos, amplia qualidade e potência. A presença de Ivo e Giselle valoriza ainda mais o trabalho da Cia Art’Sacra, que é um grupo de resistência e faz um trabalho fantástico,” afirmou.
Também participaram do encontro o diretor-geral da peça, Valdeir Santana, e a produtora Cinthia Abreu. A equipe segue nos preparativos finais e nos últimos ensaios para a apresentação, que narra os principais episódios da crucificação de Jesus Cristo, segundo a tradição cristã.
A atriz Giselle Itié expressou sua alegria em retornar ao Tocantins. “Estou muito feliz de estar de volta ao Tocantins. Tenho um carinho imenso por esse lugar, me sinto muito acolhida aqui. Viver Maria de Nazaré é algo que me emociona muito e estou bastante ansiosa para a apresentação”, afirmou depois de enviar um vídeo de agradecimento à primeira-dama pelo presente e pelo apoio.
Natural de Porto Nacional, o ator Ivo Gandra falou sobre a emoção de participar da peça em sua terra natal. “Estamos a todo vapor nesta reta final. Estou muito feliz pelo convite, principalmente por ser tocantinense. Fazer parte dessa montagem é um presente. A peça tem ganhado cada vez mais corpo, mais força, e espero que nos próximos anos cresça ainda mais. Estou muito animado e acredito que será uma apresentação linda e emocionante,” declarou.
O diretor Valdeir Santana ressaltou a força simbólica do espetáculo para o público tocantinense. “A Paixão de Cristo tem um papel importante em Palmas e no Tocantins como um todo. É um momento em que conseguimos levar uma mensagem de amor, vida e esperança através do teatro. Ela toca o coração das pessoas, seja presencialmente ou pelos nossos canais de transmissão. Agradecemos imensamente ao Governo do Estado, por meio da Secult, por permitir que essa mensagem chegue a tantas pessoas,” concluiu.