por Eunice Fleury/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), continua fortalecendo o Programa Sementinhas do Cerrado, que tem como objetivo levar informações sobre o meio ambiente, incentivar o consumo consciente e estimular atitudes de preservação e desenvolvimento sustentável.
Nesta edição, a equipe do projeto visitou comunidades quilombolas das cidades de São Félix e Mateiros, na região do Jalapão, nos dias 16 e 17 deste mês. Dentre as atividades desenvolvidas aconteceu a simulação de imersão na floresta, entrega de materiais educativos, palestras sobre separação e reciclagem do lixo e momentos especiais para as crianças, com jogos lúdicos e brincadeiras. As ações ajudam a comunidade a aprender e compartilhar cuidados com a natureza, criando uma rede de conhecimento e valorização do Cerrado.
“Queremos sensibilizar desde cedo para que percebam o valor da biodiversidade e entendam que a sustentabilidade começa nas pequenas atitudes do dia a dia”, afirmou a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti.
O Sementinhas do Cerrado faz parte de um conjunto de iniciativas da Semarh, que inclui o Projeto Foco no Fogo – mobilizando cerca de 10 mil pessoas em 59 municípios em 2025 –, o Programa Praia Consciente, que levou ações educativas a mais de 2,8 mil banhistas, e a Caravana do Meio Ambiente, lançada este ano em Dianópolis, que já realizou centenas de atendimentos e reforça a conservação da fauna, da flora e o uso responsável da água.
Em 2024, o Sementinhas do Cerrado encerrou suas atividades com destaque para ações em escolas de cinco municípios, alcançando 500 alunos com atividades de conscientização ambiental e incentivo à participação dos estudantes como agentes de proteção da natureza.