Ananda Santos/Governo do Tocantins
Com objetivo de aprimorar a assistência nutricional infantil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza entre os dias 09 e 10 de setembro, das 08h30 às 18h, no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS/TO), em Palmas, a Oficina Regionalizada sobre Prevenção de Carências Nutricionais na Primeira Infância e Implementação do NutriSUS.
A oficina coordenada pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (SPAS/DAP/GAECP/SES-TO), é direcionada aos gestores e profissionais da saúde que atuam na Atenção Primária. Busca também, capacitar sobre a implantação do programa NutriSUS, estratégia do Ministério da Saúde (MS) para prevenir a anemia e outras deficiências de micronutrientes, especialmente em crianças de 6 a 24 meses, através da fortificação de alimentos com vitaminas e minerais em pó, distribuídos em creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Iniciada em julho de 2025, esta é a 2ª edição, de forma regionalizada. Em 03 de setembro, participaram os profissionais das regiões de saúde Médio Norte e Bico do Papagaio; em 09 de setembro são capacitados os profissionais das regiões Capim Dourado, Cantão e Amor Perfeito; em 10 de setembro, a capacitação atenderá as regiões Cerrado Tocantins, Araguaia, Ilha do Bananal e Sudeste.
Segundo a nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Terezinha Franco, “o objetivo da ação é preparar os gestores e profissionais de saúde dos municípios, para prevenir as carências nutricionais na primeira infância e implementar a estratégia de fortificação da alimentação infantil”.
“Durante a oficina, haverá discussão voltada para o cuidado infantil, sobre má nutrição na infância e a implementação nos municípios do estado do Tocantins, da estratégia de fortificação da alimentação infantil NutriSUS, através de micronutrientes em pó”, afirmou o nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Walter Soares.
A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Ipueiras (Semus/Ipueiras), Andrea Coelho, relatou que “está sendo muito importante participar da oficina, aprimorarmos bastante os conhecimentos. Com certeza vamos levar à população assistida no nosso município, atualizações sobre as ações de promoção e prevenção em saúde infantil”.
“Estou gostando muito da oficina e o programa NutriSUS é muito importante para a saúde das crianças, porque atua na prevenção de doenças e mortalidade infantil”, afirmou a secretária de Saúde do Município de Fátima (Semus/Fátima), Eunice Amorim.
Inscrição
O evento é gratuito, os profissionais das regiões Capim Dourado, Cantão e Amor Perfeito, interessados em participar na terça-feira, 09, podem se inscrever previamente no link: https://forms.gle/FQpjSdDKiKupaLDK9
Já os profissionais de saúde das regiões Cerrado Tocantins, Araguaia, Ilha do Bananal e Sudeste, interessados em participar na quarta-feira, 10, devem se inscrever no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTMMuCbTjiI5xYrk8B1uKfLerMa1haWFvdiBvmRdKHZT