O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, o III Seminário de Educação Integral em Tempo Integral, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O seminário tem como objetivo fortalecer o Plano de Expansão da Educação Integral no Estado.
Voltado para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, assessores, técnicos da Educação Integral e dirigentes municipais, o seminário oferece um espaço para formação, troca de experiências e integração das equipes da rede estadual. A programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas estratégicos da Educação Integral.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, destacou a importância do encontro. “Vamos debater o ano de 2026 nas nossas escolas. E nossos estudantes, estando nas escolas em tempo integral, aprendem mais. A ideia aqui é aprofundar mais a visão sobre o ensino em tempo integral, para garantir a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.
O diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada, Leandro de Souza Vieira, ressaltou os desafios do modelo. “O seminário de adesão às escolas em tempo integral para 2026 tem papel fundamental no fortalecimento da política educacional. Ele oportuniza que diretores e coordenadores pedagógicos das escolas potenciais compreendam a concepção da escola em tempo integral dentro do contexto de seus municípios. Com esse entendimento, as equipes escolares poderão retornar às suas comunidades e conduzir a consulta pública, avaliando de forma participativa se a implementação da política de tempo integral contribuirá para o desenvolvimento da aprendizagem e o fortalecimento do projeto de vida dos estudantes”, comentou.
Lucileide de Souza Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Militar Otacílio Marques Rosal, de Cristalândia, comentou sobre os benefícios da jornada ampliada. “Temos a jornada ampliada, que garante melhor aprendizado, pois os estudantes têm mais tempo para realizar suas atividades escolares, inclusive elaborar e melhorar seus projetos de vida”, destacou.
Ana Cláudia Nunes Santana, diretora do Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha, de Porto Nacional, que veio conhecer o modelo, comentou. “Viemos aprender sobre o funcionamento de uma escola em tempo integral. Nesse modelo, o período dos estudantes fica mais completo para o ensino e aprendizagem, evitando que eles fiquem fora da escola de forma ociosa”, pontuou.
Maria Medeiros, consultora pedagógica do Instituto Sonho Grande (ISG), proferiu a palestra A escola que prepara para a vida. Ela convidou todos a participarem e acreditarem no trabalho. “Nós estamos aqui e temos um papel importante. Então, a gente precisa, sim, abrir o coração, estar atento, mas tem muito mais a ver com os estudantes que serão impactados positivamente pela política pública de educação integral em tempo integral. Então, que a gente consiga sair daqui inspirados, animados e seguimos juntos”, concluiu a palestrante.
O seminário reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com uma educação pública de qualidade, que valoriza o protagonismo dos estudantes e fortalece as escolas como espaços de formação integral para a vida.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins