O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta terça-feira, 9, ao I Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil do Programa Alfabetiza Mais Tocantins. O evento acontece em Palmas, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, até o dia 10.
Com o tema Entre brincadeiras e interações: a criança no centro do currículo, o encontro reúne formadores, gestores, professores e representantes municipais para compartilhar experiências exitosas desenvolvidas na pré-escola.
O principal objetivo do evento é valorizar e disseminar práticas pedagógicas inovadoras que fortalecem as aprendizagens, por meio do brincar e das interações, alinhadas ao Documento Curricular do Tocantins (DCT) e ao Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Durante a programação, destacam-se apresentação de projetos que contribuem para avanços em leitura, escrita, oralidade, ludicidade e desenvolvimento socioemocional.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, reforçou o compromisso com a política de território e destacou o papel do lúdico no desenvolvimento infantil. “Quando a criança brinca, ela aprende. E quando identificamos qualquer falha no desenvolvimento da aprendizagem e acompanhamos a criança, ela avança. O estado deve estar atento a todo o processo de desempenho da criança. É por isso que estamos aqui, para o reconhecimento das boas práticas que devem ser consideradas”, afirmou.
O secretário ressaltou ainda o esforço conjunto das redes de ensino. “Damos importância à política de território, incluindo todas as escolas, independentemente de redes de ensino. Já alcançamos muitos selos ouro e queremos avançar mais”, concluiu.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Fonseca, destacou que o foco central permanece nas crianças. “Cada estudante é o foco principal do Alfabetiza Mais Tocantins. As pessoas que acreditam nesse programa são todos os envolvidos, que colocaram em prática as ações planejadas e tudo que contribuiu para a alfabetização dos estudantes”, ressaltou.
Para a articuladora de formação da Superintendência Regional de Educação de Colinas, Jesmary Dantas Macedo, o encontro fortalece a troca entre profissionais. “É muito importante por disseminar boas práticas que valorizam o trabalho de alfabetização que está ocorrendo em todo o estado”, afirmou.
A formadora do Alfabetiza Mais em Porto Nacional, Jullyanna dos Santos Pereira, apresentou uma experiência com foco na educação antirracista. “Nós trouxemos ações desenvolvidas com o tema Educação antirracista: respeitando as diferenças, ação que trata do respeito às individualidades e que traz mais segurança aos nossos estudantes nessa fase de desenvolvimento. O seminário é importante porque vamos conhecer as experiências de outras unidades regionais, numa verdadeira troca de conhecimento”, explicou.
Já Doris Sales Pin, formadora no município de Lajeado, destacou a valorização crescente da primeira infância. “Percebo que há valorização da Educação Infantil tanto em âmbito estadual quanto nacional. Nunca se pensou tanto em educação infantil como se pensa atualmente”, concluiu.
A defensora pública estadual Elisa Maria Pinto de Sousa, do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, reforçou a importância da articulação entre diferentes setores. “Todos nós, juntos, podemos fazer a educação acontecer. Espaços de discussão como esse são ricos e potentes. E todas as boas práticas devem ser espalhadas e replicadas”, destacou.
É compromisso do estado continuar com formação continuada, com o acompanhamento pedagógico e a valorização dos profissionais da educação, reconhecendo que é no brincar, no conviver e no imaginar que as aprendizagens se fortalecem e as infâncias florescem.







