quarta-feira, 5 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins realiza 3º Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas com debates relacionados à prevenção e acolhimento

Evento marca o Dia Estadual de Prevenção e Combate às Drogas com participação de especialistas, gestores, estudantes e entidades sociais

Ascom por Ascom
27/06/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Governo do Tocantins realiza 3º Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas com debates relacionados à prevenção e acolhimento

3º Fórum Estadual de Políticas Sobre Drogas ocorreu no dia 26 de junho, Dia Estadual de Prevenção e Combate às Drogas Créditos: Nayla Oliveira/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

A prevenção, tratamento e reinserção social foram os principais assuntos debatidos durante a terceira edição do Fórum Estadual de Política sobre Drogas, realizado pelo Governo do Tocantins nesta quinta-feira, 26, no auditório do Tribunal de Justiça (TJTO), em Palmas. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas e da Diretoria de Prevenção Contra as Drogas, contou com a presença de autoridades locais e nacionais, além de profissionais da área, estudantes e representantes da sociedade civil.

O encontro ocorreu no Dia Estadual de Prevenção e Combate às Drogas, instituído pela Lei Estadual nº 3.759/2021. O Fórum Estadual de Política sobre Drogas é realizado anualmente e tem se consolidado como um espaço de escuta, proposição e articulação de estratégias em favor de uma política pública eficaz, cidadã e humanizada no Tocantins.

ARTIGOSRELACIONADOS

Tocantins é aprovado no Programa Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

Tocantins é aprovado no Programa Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

05/11/2025
Câmera de segurança flagra momento que homem mata técnica de enfermagem a tiros

Câmera de segurança flagra momento que homem mata técnica de enfermagem a tiros

05/11/2025

A programação teve como objetivo principal promover debates relacionados às políticas públicas sobre drogas no Estado, fortalecer a rede de apoio e construir estratégias eficazes de enfrentamento ao uso de substâncias psicoativas. Pela manhã, o evento reuniu os participantes com uma sequência de palestras e painéis abordando a política nacional e estadual sobre drogas, prevenção e os desafios atuais.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades como o secretário-executivo da Seciju, Hélio Marques, que representou o titular da pasta, Reginaldo de Menezes Brito.“As drogas provocam o superencarceramento do sistema penal brasileiro. Então vejo que essa é uma temática importante para ser discutida em um fórum como esse, onde teremos várias palestras com temas técnicos e específicos, pois não podemos fugir dessa temática”, destacou o secretário-executivo.

Para o diretor de Prevenção Contra as Drogas da Seciju, Evandro Souza, “o Fórum fé um marco no fortalecimento das políticas públicas intersetoriais sobre drogas, reforçando o compromisso do Tocantins com uma abordagem baseada em direitos humanos, prevenção, acolhimento e cuidado integral. Foi um sucesso, atingimos o objetivo esperado, atendendo o que preconiza a lei N° 13.840,  de 5 de junho de 2019 que institui a semana Nacional de Políticas sobre Drogas, comemorada anualmente na quarta semana de junho como também a lei N° 3. 759, de 4 de janeiro de 2021, que institui o dia Estadual de Prevenção e Combate às Drogas, a ser celebrado, anualmente, no dia 26 de junho.”, destacou.

Também estiveram presentes na abertura o deputado estadual Moisemar Marinho, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa; o vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Veloso; o vereador de Palmas Pastor Manoel Bonfim; a coordenadora estadual do Proerd, major Flávia Roberta; além de representantes do Governo Federal, como Nara Araújo, diretora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP), e Sâmio Falcão, diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Palestras

O diretor Sâmio Falcão abordou os desafios e diretrizes para a revisão do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad), com ênfase nas entidades de apoio e acolhimento. Já a diretora da Senad, Nara Araújo, detalhou programas de prevenção desenvolvidos pelo Governo Federal, como o CRIA, 3E, Elos, #Tamojunto 2.0 e Famílias Fortes. O delegado da Polícia Federal e escritor Max Eduardo fez uma reflexão sobre o contexto atual do combate às drogas no país, os desafios estruturais e os caminhos possíveis para uma abordagem mais eficiente.

Após as exposições, o público participou de uma rodada de perguntas e debates. Um dos momentos de destaque foi a participação de uma aluna da escolinha de jiu-jitsu, que questionou como os jovens podem atuar na prevenção e combate às drogas, provocando reflexões importantes entre os palestrantes.

O psicólogo Fernando Viera Machado participou do fórum e destacou a importância da de eventos como esse para conhecer sobre a aplicação das políticas públicas sobre drogas, principalmente as voltadas para os jovens e adolescentes.

“Nós recebemos muitas demandas de adolescentes que tiveram ou têm algum contato com drogas e, em um fórum com esse, conseguimos identificar profissionais, instituições e programas exitosos que nos permite alcançar ou estabelecer contatos em rede para melhorar os nossos atendimentos aqui no estado”, pontuou.

Tarde de debates técnicos

No período da tarde, os debates se concentraram no Centro de Atendimento Psicosocial (Caps) AD III, unidade de referência no atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, localizado na região norte de Palmas. A atividade teve foco na saúde pública e nos desafios de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) por parte dos usuários da política sobre drogas.

Entre os expositores estiveram Luzenir Rocha, que tratou dos desafios e potenciais do SUS para o atendimento a esse público; Marlucy Costa e Ananda Marques, que falaram sobre os impactos da vulnerabilidade social no acesso às políticas públicas; e Adrienne Rodrigues, da Associação TO Ananda, que reforçou a importância de uma abordagem sem estigmas e do papel articulador da rede de saúde e assistência social.

Relevância institucional

O Fórum reforçou a importância do Conselho Estadual sobre Drogas (Conesd/TO), responsável por formular e aprovar as políticas públicas estaduais sobre o tema, além de definir estratégias para sua execução. O evento também deu destaque ao papel do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar, que completa 23 anos de atuação no Tocantins, tendo alcançado todos os municípios do estado com mais de meio milhão de atendimentos registrados.

Para a coordenadora estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Major Flávia Roberta, “é um programa que dá certo e que vai continuar dando certo, mas isso só acontece tendo vista a parceria entre a escola, a família, a comunidade e as instituições. A prevenção só acontece quando a gente trabalha em parceria” afirmou.

Anterior

Casos crescentes de picada de escorpião acendem alerta; saiba como agir

Próximo

Agência de Turismo de Palmas institui comissão para organização do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Próximo
Agência de Turismo de Palmas institui comissão para organização do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Agência de Turismo de Palmas institui comissão para organização do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prefeitura de Palmas adere à campanha nacional contra o Aedes aegypti e realiza Dia D neste sábado, 8, na região norte

05/11/2025
Palmas

Palmas recebe o XX Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Norte do Brasil em novembro

05/11/2025
Política

Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da 6ª Edição do Prêmio Rede Governança Brasil

05/11/2025
Tocantins

Tocantins é aprovado no Programa Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

05/11/2025
Entretenimento

Morre Beto do Pandeiro, compositor da Unidos da Tijuca

05/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Gordura no fígado: sintomas e como é feito o tratamento da condição

05/11/2025
Saúde

Obesidade: cientistas identificam cinco novos genes ligados à doença

05/11/2025
Saúde

Vitamina D pode ser considerada um hormônio? Entenda a polêmica

05/11/2025
Agricultura e Pecuária

Agropalma anuncia retomada da produção de biodiesel no Pará

05/11/2025
Agricultura e Pecuária

Brasil analisa ‘forma’ e não o ‘conteúdo’ das negociações com os EUA sobre tarifaço, diz secretário do Mapa

05/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Gordura no fígado: sintomas e como é feito o tratamento da condição
  • Obesidade: cientistas identificam cinco novos genes ligados à doença
  • Vitamina D pode ser considerada um hormônio? Entenda a polêmica

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Gordura no fígado: sintomas e como é feito o tratamento da condição

Gordura no fígado: sintomas e como é feito o tratamento da condição

05/11/2025
Obesidade: cientistas identificam cinco novos genes ligados à doença

Obesidade: cientistas identificam cinco novos genes ligados à doença

05/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.