O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), dá prosseguimento a mais uma etapa de Treinamento e Capacitação do Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec), o evento acontece em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS). O público-alvo da capacitação são coordenadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF) ou técnicos operadores do sistema, entrevistadores e digitadores, que não tenham participado do treinamento em 2024.
Representando a secretária Valderez Castelo Branco, a gerente de Proteção Social Básica da Setas, Katilvânia Guedes, deu as boas-vindas aos municípios e destacou que a coordenação municipal é responsável pela operacionalização das atividades de bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de cancelamento dos benefícios que são realizadas no Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec), por isso, precisam estar bem capacitados.
SIBEC
A Caixa Econômica Federal é responsável pela capacitação dos usuários do sistema. A quinta turma da capacitação ocorre nesta terça e quarta-feira, 26 e 27, das 9 às 18 horas, no Hotel Pousada dos Girassóis, localizado na Quadra 103 Sul, Conj. 03, Lote 39 B e 39 C, Centro, em Palmas. A sexta turma será capacitada nos dias 28 e 29; a sétima e oitava turma serão capacitadas em setembro. Cada turma atende 25 participantes.
Durante a apresentação da turma, o coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família de Aguiarnópolis, Magno Ribeiro, ressaltou a importância da capacitação. “Já estou atuando há mais de dois anos, quase três, e acho importante essa capacitação para perguntar e tirar as dúvidas”.