Na comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca as políticas públicas que reforçam o compromisso do Governo do Estado em garantir os direitos do referido público, bem como a promoção do bem-estar, com o acesso aos serviços de saúde.
Em janeiro de 2023 foi criada na Pasta, a Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a (SRCPD/SES-TO), a qual promove ações e oferta de serviços, com destaque a entrega de 128 próteses, mais de 50 mil bolsas de colostomia, 969 aparelhos auditivos e mais de 1.384 cadeiras de rodas, eliminando assim a demanda reprimida desses serviços. Além disso, foi implementada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com a emissão de 970 carteiras até o momento.
Para a diretora de Assistência Especializada em Reabilitação, Suzi Américo, “cada entrega carrega um impacto transformador na vida de quem recebe. Para nós, é uma imensa satisfação e emocionante poder realizar entregas que, há cinco anos, não aconteciam. Como entregar uma cadeira de rodas adaptada para uma criança que, até então, já não cabia mais na cadeira antiga, uma cadeira adequada, feita sob medida. Também devolvemos dignidade, oferecendo autonomia e resgatando a autoestima dessas pessoas”.
Odaysa Sousa Mota, mãe da pequena Yasmim Souza Martins, relatou sobre o atendimento no CER de Palmas. “O atendimento aqui é muito bom. A Yasmim é atendida aqui praticamente desde quando nasceu. Sempre foi bem atendida. Eu consegui todos os serviços que busquei para atender as necessidades dela, como fisioterapia, cadeira de rodas, mesa multifuncional, tudo. Só tenho a agradecer a todos pelo atendimento”.
SCERs
A assistência às pessoas portadoras de deficiência no Estado, acontece nos Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína e nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.
Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.
Data
No Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 2005, por meio da Lei nº 11.133.