terça-feira, 1 de julho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins promove ‘Oficina Participativa de REDD+ AGRO’ na Agrotins 25 anos

Mais de 30 representantes de segmentos do AGRO participaram dessa oficina exigida para assegurar as salvaguardas socioambientais previstas no programa

Ascom por Ascom
15/05/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Governo do Tocantins promove ‘Oficina Participativa de REDD+ AGRO’ na Agrotins 25 anos

Secretário Marcello Lelis ressaltou que o ponto alto da oficina é o momento do diálogo ativo, em que os participantes fazem seus questionamentos e nós estamos aqui para responder todas as dúvidas - Washington Luiz/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e parceiros, realizou a ‘Oficina Participativa do Programa Jurisdicional de REDD+ AGRO’, na Agrotins 25 anos. A iniciativa teve o objetivo de promover a escuta ativa dos participantes do setor nesta quarta-feira, 14, assim como vem sendo feito com os Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PIPCTAF) no estado.

Na oportunidade, mais de 30 representantes de segmentos do AGRO, de pequeno, médio e grande porte se reuniram no ‘Auditório Semarh’ para participar desta oficina exigida para assegurar as salvaguardas socioambientais previstas no programa de REDD+ (Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal).

ARTIGOSRELACIONADOS

Secretário de Esportes prestigia abertura dos Jogos de Verão 7 Society em aldeia indígena

Secretário de Esportes prestigia abertura dos Jogos de Verão 7 Society em aldeia indígena

30/06/2025
Prefeitura de Tocantínia realiza comemoração dos aniversariantes do trimestre nesta segunda-feira (30)

Prefeitura de Tocantínia realiza comemoração dos aniversariantes do trimestre nesta segunda-feira (30)

30/06/2025

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que foi uma manhã de trabalho, com a apresentação dos eixos essenciais à compreensão do programa e ressaltou que, “o ponto alto da oficina é o momento do diálogo ativo, oportunidade em que os participantes fazem seus questionamentos e nós estamos aqui para responder todas as dúvidas, de forma transparente, objetiva, sem rodeios. Essa é a relação que nós estamos construindo e queremos fortalecer com o setor produtivo, anotando quais são suas prioridades para aplicação dos recursos provenientes da comercialização dos créditos de carbono, no âmbito do Programa Jurisdicional de REDD+”.

O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou que, “esse diálogo é mais uma oportunidade de o AGRO compreender o programa de REDD+, que tem todas as suas etapas acompanhadas pelos órgãos de controle do Estado. E eu quero frisar bem, que o nosso governador Wanderlei Barbosa não aceita algo que atrapalhe o desenvolvimento produtivo do estado ou que venha gerar impedimento do uso do solo e o acesso às licenças de empreendimentos. A agenda na Agrotins 25 anos é intensa, mas estou acompanhando esse diálogo”.

Abertura

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins, Augusto Rezende, reiterou que “a academia soma com a contribuição da pesquisa e do conhecimento científico para o desenvolvimento sustentável do estado. Em todo o estado, mantemos à disposição programa os nossos alunos colaboradores para auxiliar os trabalhos necessários ao avanço do REDD+ no Tocantins”.

O presidente da Tocantins Parceria, Aleandro Lacerda, responsável por todo o arcabouço legal do programa afirmou que “o REDD+ é um desafio muito grande, porque é uma matéria inovadora, mas o mais importante é que o mercado de carbono jurisdicional voluntário é composto por empresas que tem interesse por sua vocação e por sua política interna de investimento em preservação. Mas o mercado quer saber para onde vai o recurso e nesse sentido o Estado criou o Fundo Clima que assegura a destinação para política ambiental e iniciativas de conservação”.

A chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins, Danielle de Bem Luiz, listou uma variedade de produtos e iniciativas que são acompanhados pela instituição e enfatizou que, “tem acompanhado o desenvolvimento do programa REDD+ no estado e entende que é um desafio para os produtores, mas a expectativa é de entender um pouco mais, esclarecer dúvidas e poder passar esse conhecimento para o setor produtivo”.

A presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja no Tocantins, Caroline Schneider Barcellos, expressou a satisfação com a oportunidade da oficina e reforçou que, “para os produtores essa é uma oportunidade de tirar dúvidas, superar o desafio de entender o programa que está sendo construído e contribuir com a definição das prioridades de investimento dos recursos para o benefício do setor”.    

Oficina Participativa

A superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, apresentou os eixos de compreensão do REDD+ Tocantins, antes do momento do diálogo participativo.  “No programa REDD+ do Tocantins, os produtores rurais de pequeno, médio e grande porte vão receber 25% do recurso obtido com a comercialização do carbono. Então nas oficinas a gente escuta o que eles entendem como melhores investimentos para aplicação do recurso, lembrando que esse aporte é para investimento em políticas públicas. Assim, o que queremos ouvir deles é que tipo de políticas públicas eles preferem”, afirmou.

Consultor Ambiental da Agroer de Luzimangues, Paulo Souza, considerou que a oficina é fundamental para produtores rurais e comunidade em geral. “Todos querem entender o REDD+, um programa que vai trazer recursos para o estado. Essa oficina traz a oportunidade de discutir quem e como o setor será beneficiado. A gente tem percebido que o produtor teme a restrição do uso do solo, então a oficina precisa ser ampliada para todos entender e se tranquilizar com a implantação do REDD+. Até onde pude entender, só vai trazer benefícios para o estado, que vai ter mais recursos para disponibilizar e atender de modo geral as comunidades”.

Durante a oficina foram abordados temas como a importância das florestas e mudanças climáticas; do REDD+ como política pública; o papel do AGRO; os objetivos do REDD+ Tocantins; o subprograma para o AGRO; repartição de benefícios; ações prioritárias para o setor; e a governança do programa. Essa é a primeira de cinco oficinas que serão realizadas neste ano, além da realizada no ano passado. Em seguida, será realizada uma oficina em Augustinópolis, Araguaína, Marianópolis e Gurupi, e na sequência será disponibilizado um formulário online para contribuições ao plano de investimento. Além das oficinas participativas AGRO, o programa realiza outras 47 oficinas participativas somente para os PIPCTAF. Depois serão realizadas três oficinas de sistematização e uma audiência pública.

Agrotins 25 anos

A Agrotins 25 anos acontece de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

Anterior

Adapec discute rastreabilidade individual de bovídeos em ciclo de palestras na Agrotins 25 anos

Próximo

Em Tocantínia, Semed realiza primeiro encontro formativo de coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino

Próximo
Em Tocantínia, Semed realiza primeiro encontro formativo de coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino

Em Tocantínia, Semed realiza primeiro encontro formativo de coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino

LEIA TAMBÉM

Economia

Governo prepara corte de benefícios fiscais para atingir meta, diz Haddad

01/07/2025
Política

STF condena acusado de furtar bola assinada por Neymar a 17 anos de prisão

01/07/2025
Política

Zambelli alegará independência de Poderes em defesa de mandato

01/07/2025
Política

Petistas querem Haddad à disposição de Lula para disputas eleitorais

01/07/2025
Política

Ricardo Ayres garante R$ 1 milhão para ampliar atendimento a autistas em Palmas

01/07/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Vexame do Manchester City no Mundial aumenta pressão sobre Guardiola

01/07/2025
Esportes

Fluminense x Al-Hilal: data e horário do jogo das quartas do Mundial

01/07/2025
Esportes

Erro 404: supercomputadores erram feio nas previsões do Mundial de Clubes

01/07/2025
Economia

Governo lança Plano Safra 2025/26 com R$ 516,2 bi à agricultura empresarial

01/07/2025
Economia

Dólar tem leve queda na abertura com negociações comerciais e dados em foco

01/07/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Vexame do Manchester City no Mundial aumenta pressão sobre Guardiola
  • Fluminense x Al-Hilal: data e horário do jogo das quartas do Mundial
  • Erro 404: supercomputadores erram feio nas previsões do Mundial de Clubes

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Guardiola revela condição para ficar no Manchester City: “Senão vou embora”

Vexame do Manchester City no Mundial aumenta pressão sobre Guardiola

01/07/2025
Fluminense x Al-Hilal: data e horário do jogo das quartas do Mundial

Fluminense x Al-Hilal: data e horário do jogo das quartas do Mundial

01/07/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.