O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realiza entre os dias 29 e 31 de julho, oficina de planejamento das ações de prevenção e combate ao fogo para o ano de 2025. A ação acontece na sede do Parque Estadual do Cantão (PEC), em Caseara, e reúne brigadistas de diferentes frentes de atuação com o objetivo de traçar estratégias de proteção ambiental para o bioma local.
Participam da oficina representantes das brigadas do PEC, da brigada Municipal de Caseara, da Brigada Restaura, da brigada da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e da sede do Instituto.
A programação teve início nessa terça-feira, 29, com a apresentação das ações de queima prescrita já realizadas nos entornos do parque, além da prospecção de áreas que requerem manejo e maior atenção. O período da tarde foi dedicado ao mapeamento de áreas vulneráveis e ao planejamento da saída a campo.
Nesta quarta-feira, 30, os participantes saíram em missão de campo às 7h, para visitação de áreas identificadas como críticas e vistoria da área de implantação da nova base de monitoramento. Na volta, foi feito um levantamento detalhado das informações coletadas, definição de ações a serem executadas nos meses de agosto e setembro, planejamento da logística de insumos e equipamentos, além da mobilização da base de monitoramento e do planejamento do aceiro mecanizado no entorno do parque.
A oficina será encerrada nesta quinta-feira, 31, com a apresentação dos resultados e a consolidação do plano de ação elaborado de forma conjunta pelos brigadistas e gestores ambientais.