A temporada de praia do verão tocantinense também conta com promoção à cultura, tecnologia e lazer, por meio do MovCEU. O equipamento cultural itinerante chegou à cidade de Porto Nacional, na região central do Tocantins, na tarde desse sábado, 2, durante o Porto Verão, em uma ação coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que contou com a parceria da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Entre as atividades realizadas, houve cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão, experiências com óculos de realidade virtual, exibição de documentários e outras ações voltadas à valorização da cultura local.
A coordenadora do MovCEU, Lucy Alves, destacou a importância da ação para o fortalecimento da cultura tocantinense. “Cada cidade que visitamos nos mostra o quanto a cultura transforma. Em Porto Nacional, vimos o brilho nos olhos das crianças e o envolvimento da comunidade”, pontuou.
O historiador da Secretaria da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Jefferson da Silva Barbosa, acompanhou as atividades e expressou sua gratidão. “Em nome do secretário Jerfeson Nascimento e do prefeito Ronivon Maciel, gostaria de agradecer. Foi muito especial para nós da Secretaria da Cultura e do Turismo receber o MovCEU em Porto Nacional. As crianças que estavam na Orla tiveram acesso à cultura digital por meio dos óculos de realidade virtual, dos documentários e da música. Foi uma programação excelente. Estamos de portas abertas para recebê-los sempre que quiserem retornar.”
Artesanato
A primeira ação foi realizada na sede da Associação dos Artesãos de Porto Nacional (Associara), onde Núbia Cursino, coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), efetuou dezenas de cadastros para emissão da Carteira Nacional do Artesão. Para o presidente da associação, Antônio Luiz Ribeiro das Neves, conhecido como Tauru, a iniciativa foi extremamente positiva. “É uma ação muito produtiva, de grande valia. Cada artesão passa a ter seu registro no PAB e recebe seu documento. Com esse documento em mãos, conseguimos mais incentivos e facilidades para o artesão”, destacou.
O artesão portuense José Fernandes das Neves, que completará 101 anos no dia 18 deste mês, foi visitado por Núbia. Ele compartilhou um pouco do seu trabalho e emoção em participar. “Faço móveis de buriti, gamela e jacá, que servem pra levar os mantimentos da roça pra casa”, contou.
MovCEU na Orla de Porto
Enquanto os cadastros eram realizados na Associara, o MovCEU iniciava suas atividades na Orla de Porto Nacional. Os óculos de realidade virtual encantaram o público, proporcionando uma experiência imersiva inédita para muitos. O assistente social Gilberto Ferreira ficou impressionado. “Foi uma experiência incrível, nunca tinha usado”, declarou.
A biblioteca do MovCEU recebeu cinco exemplares do livro Nosso Linguajar: Dicionário de termos e expressões afins de Conceição do Tocantins, doados por Messias José Bandeira Guedes, integrante do projeto. “Viemos trazer um pouco dos nossos exemplares do Nosso Linguajar, com o objetivo de fortalecer a nossa cultura por onde vocês passarem”, frisou Messias.
Durante a noite, o público assistiu aos documentários ‘Dona Regina, o Labirinto e o Tempo’ e ‘Taieiras e Congos de Monte do Carmo’. Após as exibições, as atividades foram encerradas. As próximas ações do MovCEU estão previstas para os dias 8 e 9 de agosto, em Lajeado e Pium, respectivamente.
Equipe de Apoio
A equipe de apoio da Secretaria da Cultura (Secult) na ação do MovCEU em Porto Nacional foi composta por Núbia Cursino (coordenadora do PAB), Lucy Alves (coordenadora do MovCEU), Warley Brito (TI), Júnior Ribeiro, Wesley Silva Santos Nunes e Gedeon Martins (motoristas), Francisco Pereira (montagem), Luiz Otávio, Paulo Gualberto e Marcelo Rodrigues (comunicação).