Nesta segunda e terça-feira, 9 e 10, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove no Núcleo do Projeto Mãos que Criam, da Região Norte, em Palmas, uma ação de apoio ao retorno às aulas, voltada principalmente para beneficiários em situação de vulnerabilidade social.
Com o objetivo de promover a inclusão social, dignidade e elevação da autoestima da população, a ação promove duas oficinas, de Panificação Profissional e Automaquiagem, e realiza atendimentos na área da beleza, com corte de cabelos masculino e feminino, e tranças e penteados.
A ação será executada pelos profissionais do Projeto, e os atendimentos acontecem, das 8h até as 14 horas, por ordem de chegada.
A secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, destacou que são louváveis as ações que promovam a redução de custos e auxiliem alunos da rede pública para um início de ano letivo com mais confiança e redução de desigualdades visíveis: “No início do ano as famílias já se encontram com muitas despesas por conta de documentação e compra de materiais escolares, e essa ferramenta de cidadania e bem-estar vem ofertar serviços de beleza gratuitamente, proporcionando um novo visual, sem custos, e colaborando com a economia familiar”.
Embora a ação seja voltada para o apoio ao retorno das aulas, qualquer pessoa que comparecer ao núcleo, dentro do horário, será atendido.
Queila Sousa Nascimento participa do curso de Panificação Profissional e disse que já fazia alguns pães em sua casa, mas não tinha muito preparo: “Aqui é um divisor de água, uma capacitação para nos tirar da zona de conforto. Para nos tirar o medo, aqui trabalha-se muito a questão mental e estou amando participar”.
Projeto Mãos que Criam
O Projeto Mãos que Criam alia qualificação profissional e acesso ao crédito para promover oportunidades reais de geração de renda.
A Setas é responsável pela oferta dos cursos e primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, é madrinha do Projeto.
Conforme o Decreto nº 6.939/2025, os participantes com aproveitamento satisfatório poderão acessar até R$ 9 milhões em linhas de crédito, disponibilizadas pela Agência de Fomento, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDESTO).





