por Nájilla Lopes/Governo do Tocantins
Buscando promover atualizações no Sistema Cigma, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou, na manhã desta segunda-feira, 1º, a apresentação e entrega do Cigma à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. A partir de agora, o sistema passa a ser integrado às duas instituições.
O secretário da Semarh, Marcello Lelis, destacou os benefícios dessa integração. “Com a entrega desse novo módulo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no Cigma, garantimos um espaço exclusivo dentro do sistema para que essas instituições possam tratar os dados e indicadores de combate ao fogo”, afirmou o secretário.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) ressaltou a importância do sistema para o trabalho da corporação. “Nosso trabalho é feito em parceria com os órgãos, e agora, dentro do Cigma, estaremos alimentando e aprimorando as informações para garantir maior eficácia nas nossas ações”, destacou o comandante.
A coronel Andreya também reiterou a importância do sistema para o trabalho da Defesa Civil. “Esse módulo fortalece o trabalho da Defesa Civil, permitindo mais precisão na análise das informações e mais agilidade nas ações de prevenção e combate aos incêndios. “
Conheça o Cigma
O Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) é um complexo tecnológico produtor de dados e informações de inteligência ambiental. Sua implantação promove a transparência e fornece dados estratégicos para os gestores do Estado, auxiliando os técnicos no monitoramento e fiscalização de propriedades rurais e urbanas, além de empreendimentos potencialmente degradadores.