O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou da 13ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em Alagoa-Maceió, nos dias 8 e 9.
Encontro reúne secretários, diretores e gestores de secretarias de Justiça, de Cidadania, de Administração Penitenciária, do Sistema Penal, além de representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para debater pautas sobre os sistemas penitenciários e prisionais de todo o Brasil.
Representando o Governo do Tocantins, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, reforçou o papel do Consej para a execução penal. “O Consej é um espaço de troca de experiências entre gestores de todo o Brasil, e também para conhecermos experiências exitosas e alinharmos os trabalhos e os avanços na execução penal”, destacou.
Programação
Durante os dois dias de reunião, os gestores realizaram visitas à Penitenciária e ao Presídio de Segurança Máxima do Estado, conheceram trabalhos dos reeducandos como artesanatos e produção de itens de padaria, além de debaterem pautas relacionadas à ressocialização dos presos e à execução penal.
Esta edição também foi marcada pela eleição da nova mesa diretora do Consej, que será presidida pelo secretário de Estado da Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco. Também integram a nova diretoria, Helton Edi Xavier, secretário de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte e Vitor Hugo Bruzulato, secretário de Estado da Justiça do Mato Grosso, como primeiro e segundo vice-presidente, respectivamente.