O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou do II Encontro Nacional Sinase Pra Valer!, reunindo representantes das 27 unidades federativas do Brasil para discutir o fortalecimento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O evento ocorreu entre os dias 18 e 20, em Brasília (DF).
O encontro teve como principais objetivos o fortalecimento da Rede Nacional de Atendimento Socioeducativo e a implementação de novas diretrizes para aprimorar o sistema.
Entre os temas discutidos, destacam-se a revisão e atualização do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, com encontros regionais e um encontro nacional programado para o primeiro semestre de 2025.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda, representou a Seciju e ressaltou a importância da iniciativa.
“É uma grande satisfação estarmos aqui, recebendo informações e direcionamentos do Governo Federal, além das entregas que beneficiarão todo o sistema Socioeducativo do Brasil. Viemos em Caravana, e esses três dias têm sido extremamente valiosos, tanto pelas entregas quanto pelo aprendizado que estamos adquirindo”, afirmou.
Novidade
Uma das grandes novidades apresentadas no evento é a modernização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia-Sinase), que, após 15 anos sem atualizações, ganha uma nova plataforma disponível para adesão dos programas de meio aberto e fechado, facilitando a gestão e aprimoramento das práticas socioeducativas.
O evento também apresentou dados nacionais referente ao atendimento socioeducativo, a fim de nortear a política socioeducativa nos estados e também no governo federal.
Na ocasião, o Estado também foi representado por instituições como a Defensoria Pública Estadual e Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas).