Mulheres de Conceição do Tocantins participaram de um grande dia de atividades promovidas pela Caravana Todas Fortes Por Elas, iniciativa do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher). A ação integra o projeto No Tocantins, as Pretas Podem e teve como foco o empoderamento feminino, a valorização da mulher preta e a oferta de serviços que fortalecem a autonomia e o bem-estar das mulheres tocantinenses.
Durante a Caravana, foi realizado um momento de escuta com as comunidades remanescentes quilombolas de Conceição do Tocantins, Água Branca e Matões, com o objetivo de promover uma escuta ativa e buscar medidas e recursos para atender de forma positiva os anseios dos povos quilombolas do município.
As atividades proporcionaram momentos de integração, troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio entre as participantes. A secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda, ressaltou o engajamento das mulheres de Conceição do Tocantins e destacou que a Caravana vai muito além da oferta de serviços essenciais. “Nosso objetivo é criar espaços de escuta, reflexão e fortalecimento da autonomia feminina, onde cada mulher possa se sentir valorizada e reconhecida. Cada ação reafirma o protagonismo das mulheres negras tocantinenses, incentiva o desenvolvimento de suas potencialidades e reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a igualdade, a justiça social e o empoderamento feminino. É fundamental que essas mulheres tenham acesso a oportunidades, informações e serviços que contribuam para sua autonomia, bem-estar e participação ativa na sociedade. Cada sorriso, cada experiência compartilhada e cada aprendizado durante a Caravana representam passos concretos na construção de um Tocantins mais inclusivo e igualitário”, afirmou a gestora.
A primeira-dama e secretária municipal da Mulher, Elziene Cardoso dos Santos, também comentou. “A Caravana Todas Fortes Por Elas tem um papel muito claro: aproximar serviços essenciais da realidade das mulheres que mais precisam. Quando a gente chega ao município com essa estrutura, não é apenas uma ação de governo, é a garantia de que essas mulheres têm acesso ao que muitas vezes não chega até elas. Isso fortalece, abre caminhos e amplia oportunidades de maneira concreta”, finalizou.
Valéria Bispo Barbosa, participante da oficina de cabelo e transformação da Comunidade Quilombola Matão, destacou. “Fiquei muito feliz com todas as ações realizadas ao longo do dia. Participei da oficina de tranças e fui contemplada com uma transformação completa no meu cabelo. Hoje saio daqui com um sonho realizado. Agradeço à Secretaria da Mulher por trazer essas atividades para o nosso município de Conceição do Tocantins”, pontuou.
A programação contou com momentos de acolhimento, apresentações culturais e a palestra Empoderamento e Protagonismo da Mulher Preta, que trouxe reflexões sobre identidade, resistência e liderança feminina.
Ao longo do dia, foram ofertados diversos atendimentos e serviços em parceria com órgãos estaduais e municipais, incluindo a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), a Secretaria da Igualdade Racial (SEIR), a Secretaria do Trabalho (Setas), o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), a Agência de Fomento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Prefeitura de Conceição do Tocantins e Erika Hairneres (oficina de tranças).
Os serviços incluíram emissão de carteiras de identidade e de trabalho digital, orientação jurídica, atendimentos de saúde, regularização do Cartão do SUS e atualização do CadÚnico/Bolsa Família, corte de cabelo, emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que garante o registro formal do agricultor familiar e o acesso a políticas públicas de apoio à produção, oferta de linhas de crédito, oficinas de temperos (49 atendimentos), corte de cabelo (58 atendimentos), CAF (6 atendimentos), Fomento/linhas de crédito (7 atendimentos), tranças (33 atendimentos), Sine/emprego (9 atendimentos) e carteiras de identidade (118 atendimentos).
Também foram oferecidas palestras sobre drogas, crédito fundiário, aposentadoria rural e auxílio maternidade, internet e suporte tecnológico, espaço de beleza e autocuidado, oficinas educativas e rodas de conversa temáticas promovidas pela SecMulher.
No total, 200 pessoas participaram das atividades, incluindo 44 idosos atendidos pelo Cras, e foram realizados 524 atendimentos.
A próxima etapa da Caravana será realizada em Almas, no dia 18 de novembro, em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial (SEIR). A iniciativa segue fortalecendo o compromisso do Governo do Tocantins em levar oportunidades, conhecimento e serviços que promovem a autonomia e o protagonismo das mulheres em todas as regiões do estado.







