O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou em 2024 diversas ações estratégicas para o fortalecimento da agricultura familiar, das cadeias produtivas e da sustentabilidade, com ações que integraram tecnologia, capacitações e inclusão social.
O ano foi marcado por iniciativas como a Feira da Colheita, que contemplou 26 municípios e regiões, reunindo produtores, técnicos e empresas para debater inovações e melhorias para o campo.
A ação incluiu vitrines tecnológicas, palestras técnicas e o fortalecimento das cadeias produtivas por meio da comercialização de produtos da agricultura familiar.
Além disso, foram renovadas parcerias entre pequenos agricultores e agentes financeiros.
A capacitação também esteve em evidência com o 2º Seminário de Associativismo e Cooperativismo, realizado em Araguaína, Paraíso e Gurupi, sendo contempladas as regiões norte, sul e sudeste do estado.
O encontro incentivou a organização coletiva e estratégias de mercado para os agricultores familiares.
Projetos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, e a distribuição de 10 mil alevinos para comunidades quilombolas reforçaram o compromisso do Ruraltins com a igualdade social e o aumento da segurança alimentar de populações vulneráveis.
Além disso, com a criação da Semana e do Dia da Mulher Rural, a pasta reconheceu a importância do trabalho feminino no setor agropecuário e promoveu capacitações e eventos voltados à inclusão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que os objetivos do Governo do Tocantins são transformar o estado em referência no setor rural e promover ações que levem dignidade, inovação e prosperidade aos produtores tocantinenses.
“Por meio do Ruraltins, fortalecemos a agricultura familiar, investimos em tecnologia e fomentamos a inclusão social. Essas iniciativas representam o nosso compromisso em construir um Tocantins mais produtivo e justo para todos que vivem e trabalham no campo”, ressalta o chefe do Executivo estadual.
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, enfatiza a importância de iniciativas para o fortalecimento do campo.
“Estamos vivendo um momento de transformação no estado, em que o Governo do Tocantins investe, de forma estratégica, no desenvolvimento rural sustentável. Por meio do Ruraltins, temos levado tecnologia, capacitação e inclusão social aos produtores, garantindo melhores condições de trabalho e promovendo a economia local. Essas ações refletem o nosso compromisso com um campo mais forte, produtivo e inovador”, pontua o titular do Ruraltins.
Tecnologia
Durante a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), realizada em maio deste ano, o Ruraltins apresentou soluções inovadoras como: novas variedades de arroz, desenvolvidas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); vitrines tecnológicas para pequenos produtores; e um acordo de cooperação para saneamento rural.
Além disso, a modernização do sistema Rurater permitiu um monitoramento mais eficaz dos produtores atendidos, tornando a assistência técnica mais eficiente.
O Ruraltins também usou a tecnologia como aliada estratégica no campo com o lançamento do Discograma de Peixe Redondo, um aplicativo desenvolvido para transformar a piscicultura no estado.
A ferramenta, criada em conjunto com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), visa atender às necessidades específicas dos piscicultores tocantinenses, otimizando o gerenciamento da produção.
“Para usar o aplicativo, basta baixá-lo com acesso à internet. Após a instalação, ele funciona totalmente off-line. Você gira o disco e obtém as informações necessárias como povoamento, cronologia do cultivo e alimentação de peixes redondos, sem precisar realizar cálculos complexos ou digitar dados”, explica o engenheiro de pesca do Ruraltins, Andrey Costa.
Entre as funcionalidades, o aplicativo oferece orientações técnicas detalhadas sobre povoamento de tanques, quantidade de ração necessária e cronogramas até a despesca.
Além disso, permite o compartilhamento de recomendações técnicas em formato PDF via WhatsApp, democratizando o acesso às informações.
Cadeias produtivas
Uma das prioridades do Ruraltins, em 2024, foi o fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas.
A avicultura, por exemplo, teve uma série de reuniões para traçar novas perspectivas de mercado.
A piscicultura também avançou, com projetos pioneiros, como o de nutrição de tambaquis em viveiros escavados, beneficiando comunidades indígenas como os Krahô, em Lagoa da Confusão.
No município de Itacajá, um Dia de Campo apresentou o sorgo gigante como alternativa para renovação de pastagens e produção de silagem, o que trouxe inovação para a pecuária local.
Infraestrutura e apoio ao crédito rural
As ações do Governo do Tocantins também incluíram a melhoria da infraestrutura para atender os produtores.
A nova sede do Ruraltins, concluída em 2024, garante um espaço moderno para receber o produtor rural e proporcionar mais conforto aos profissionais colaboradores.
Em termos financeiros, o Ruraltins foi um parceiro estratégico para destravar linhas de crédito e garantir novos recursos para o Plano Safra 2024/2025, beneficiando pequenos produtores com acesso a financiamentos e programas de incentivo à agroindustrialização.